Tempo de leitura: menos de 1 minuto
Impossível. O cristão é exortado a não fazer alianças de qualquer tipo com os incrédulos e é chamado a consagrar-se totalmente a Deus. Mas atenção, alianças são aquelas que envolvem direitos e deveres. Ou seja, são contratos. Como exemplo, o casamento ou sociedade num negócio e, em especial, comunhão que envolvem crenças religiosas.
A isto o Apóstolo chama de “Jugo desigual”. Ele lembra a Lei de Moisés quando Deus proibiu usar boi com jumento para arar a terra. O arado era ligado a um jugo (canga) que colocados nos pescoços de ambos animais eles ficavam jungidos um ao outro e teriam mais força para puxar o arado. Isto em se tratando de dois bois.
Entretanto, um boi e um jumento seria desigual por causa do tamanho do boi em relação ao jumento. Acho que o boi sairia em prejuízo.
Tratando-se de comparação entre cristão e incrédulo, só nos resta saber quem é o jumento da relação desigual. Veja o versículo:
Com boi e com jumento não lavrarás juntamente (Deuteronômio 22:10).
Este parágrafo, segundo estudiosos sugerem, seria parte da carta perdida, pois ele não se encaixa com o contexto. Se tirarmos este trecho o texto faria mais sentido. O verso 13 fecharia o sentido com 7.2.
Porém, este parágrafo pode ter sido um parêntese para dizer: Voz tendes o coração endurecido para nós, seus apóstolos, e dilatados para os falsos mestres. Vocês fogem de nós e correm para alianças com eles. Considerados “falsos” pelo Apóstolo, então seria um tipo de jugo desigual.
Porém, o fato é que qualquer que seja o contexto, a exortação é clara: Não façam aliança alguma com incrédulos.
A seguir, o Apóstolo apresenta Aponta 5 impossibilidades:
1 – Sociedade Impossível: Justiça X Injustiça (14)
Um está dentro da lei e outro, fora da lei. A justiça do cristão é a mesma de Cristo e conseguida por Cristo:
“Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus” (2 Co 5.21).
As pessoas no auge da democracia acham que podem fazer de tudo. Até traçar regras para se relacionarem com Deus. Porém, tais regras para nos relacionarmos são traçados por Deus em sua Palavra. Não nos enganemos!
Pensando que podem fazer o que quiserem e traçarem as regras, sonham com um mundo pacífico onde todos podem viver em harmonia. Mas o um mundo pacífico nunca foi e jamais será uma realidade. As polaridades são inevitáveis. O mal e o bem não se comungam. Ambos coexistem em guerras desde o Edén e será assim até o fim.
A justiça não comunga com injustiça.
2 – Comunhão Impossível: Luz X Trevas (14).
A luz flui de Deus e de sua Palavra
“Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo” (2 Co 4.6).
Já o mundo sem Deus jaz no Maligno
“Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno”. 1 João 5:19
“Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus” (2 Co 4.4).
Luz e trevas não se casam.
3 – Harmonia Impossível: Cristo X Maligno (Belial – v. 15)
Cristo é a luz; é o amor; é a verdade; e a vida.
O Maligno é o indigno, perverso, ímpio, malvado. Agente da iniquidade.
E então será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca, e aniquilará pelo esplendor da sua vinda (2 Ts 2.8).
4 – União Impossível: Crente X Incrédulo (15)
Repito: estamos falando de alianças, compromissos firmados e selados com direitos e deveres de ambas as partes, e não, de amizades com as pessoas em geral.
5 – Impossível que o templo de Deus seja também de ídolos (v. 16).
No Velho Testamento o templo de Deus era primeiramente o Tabernáculo e, mais tarde, o Templo construído por Salomão ou o substituto daquele em algum momento histórico.
No Novo Templo o templo de Deus é cristão (V 16).
Templo de ídolos: Lugar de orgias e imoralidades em Corinto e em muitas cidades antigas. Trata-se de culto que contavam com prostitutas cultuais e relações sexuais faziam parte do rito.
Esta era uma prática proibida por Deus:
“Não haverá dentre as filhas de Israel quem se prostitua no serviço do templo, nem dentre os filhos de Israel haverá quem o faça”; Deuteronômio 23:17
O cristão faz parte do corpo de Cristo. Ele tem uma promessa:
Ser recebidos por Deus. Deus lhes será Pai.
Para o Apóstolo não há benção maior do que essa (7.1).
Assutos Bíblicos