Santificação: A Quem Deus Purifica?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Santificação é exigência de Deus, porém Ele mesmo providencia meios para nos santificar. A santificação é pureza de vida consagrada a Deus. A Quem Deus Purifica? (At 10.9-23). Deus é puro e santo e exige santidade daqueles que desejam se relacionar com Ele (1 Pd 1.16). Eis algumas passagens das Escrituras:

Quem subirá ao monte do Senhor, ou quem estará no seu lugar santo?
Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente
(Salmos 24:3,4).

Veja o ensino de Jesus:

Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus (Mateus 5:8).

Trata-se de pureza espiritual e moral. O homem é pecador e, por isso, não pode se purificar a si mesmo, mas pode ser purificado por Deus em Cristo. Basta que o homem aceite as regras estabelecidas por Deus nas Escrituras e permita ser transformado pelo Espírito de Deus.

A Quem Deus Purifica?

O Apostolo Pedro e seus compatriotas tinham dificuldades para crer que Deus pudesse purificar pessoas de outras nacionalidades porque estes não eram descendentes de Abraão. Em Atos 10, Deus remove toda a dúvida e revela seu propósito de salvar pessoas de todas as nações.

Para convencer a Pedro, Deus lhe deu uma visão extática, ou seja, arrebatamento de sentidos (10). Nessa experiência a pessoa não controla seu raciocínio, mas perde sua rotina normal e cosmovisão, como um programa de televisão que é interrompido por força maior, para divulgação de algo inédito, superior, urgente.

Deus Purifica Pessoas de Todas As Etnias (9-16)

As pessoas costumam chamar de raças diferentes o que na verdade, ao meu ver, são etnias diferentes. A raça humana é uma só, com etnias diferentes de acordo com localização geográfica, histórica, disposição genética, miscigenação…

Não há diferenças para Deus.

Santificação Antiga e Santificação Nova

No Velho Testamento, a santificação moral também incluía pureza quanto à higiene e alimentação, do tipo: não toques nisto ou naquilo (Lv 11).

No Novo Testamento o ensino de Jesus não se importa com a cultura alimentar ou etnia. A pessoa pode comer camaleão, rato, gafanhoto, lagartixa e etc. Se ela estiver disposta a crer e obedecer a Cristo será salva. Cristo a torna aceitável a Deus, pois “o sangue de Jesus Cristo, seu Filho nos purifica de todo o pecado” (1 Jo 1.9).

Para Deus nenhuma pessoa em Cristo é vulgar, comum ou gentalha, mas é filho (Gl 4,6)..

Deus Purifica Com A Santificação As Pessoas Tementes A Ele (17-22)

O texto enfatiza que aquele homem considerado impuro pelos judeus era um “temente a Deus”. Estas eram pessoas que viviam à margem do judaísmo, querendo se tornar um membro, mas com impedimentos impostos pela religião.

Mas, embora impedido pela religião foi aceito por Deus. Ele seria limpo pela Palavra (Jo 15.3). Aceitando a Palavra com humildade, seria aceito por Deus. O Espírito Santo não deixou nenhuma dúvida (19,20) de que Deus o estava aceitando.

A piedade de Cornélio era notada por Deus. Sua piedade era expressa com vida de oração constante. Quase três da tarde ele estava orando quando Deus enviou o seu anjo com instruções. Deus vê, ouve e responde a oração.

Em outro lugar, em Jope, estava outro homem piedoso orando, Pedro. Ele ainda se considerava um judeu. Pedro não tinha noção de que era um cristão e nem desejava que fosse chamado assim.

Aliás, para quem pensa que a primeira Igreja no mundo foi a Católica Apostólica Romana como instituição está enganado. Os seguidores de Jesus primeiramente foram chamados de aqueles do “Caminho” (At 19.23) e pela primeira vez de, apenas, “cristãos” em Antioquia (At 11.25).

Pedro orava por volta do meio dia. A oração era, ao lado da pregação, oficio apostólico pastoral.

Deus purifica e aceita homens e mulheres, pessoas de quaisquer etnias ou classe social. Não há acepção de pessoas que estejam dispostas a obedecer.

Imagem: Pixabay