Preceitos Religiosos: Quem Dita as Regras?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Devocional do dia – Preceitos religiosos. Sempre encontro pessoas que querem traçar seus próprios preceitos religiosos. Veja o que dizem essas pessoas:

_“Deus é misericordioso e perdoador. Graça pura. Não vai me punir por pecar, caso contrário teria de punir o mundo todo, pois todos pecaram”.

_ “Eu acho que não tem nada a ver. Deus é amor. Ele vai perdoar meus erros”.

_“Eu creio em Deus, mas, não vou ficar como esses crentes fanáticos que só vivem na igreja”.

_“Tenho liberdade para ir e fazer o que quiser. Deus é perdão e amor”.

_ “Eu acho que…”

_Eu penso que…”.

De onde vêm os seus preceitos religiosos? Eles vêm de um sistema de doutrina ou da tradição de sua religião? Vêm de você mesmo, suas crenças e valores?

Neste mundo de “liberdade”, muitas pessoas não querem se submeter a nenhuma regra, doutrina ou preceito. Outras querem traçar seus próprios preceitos para se relacionarem com Deus.

Mas, prestem atenção: Não é você e nem nenhum sistema humano quem dita as regras para se relacionar com Deus. Ele, e tão somente Ele o faz. As regras e tudo o mais pertencem a Ele.

Há religiões que se julgam donas das regras e preceitos para o relacionamento com Deus; acham que podem mudá-los.

Esta é uma característica da falsa religião, pois só Deus é Santo e Senhor para legislar sobre quaisquer coisas que queira, especialmente sobre como nos relacionarmos com Ele.

Portanto, o fundamento para o relacionamento com Deus é sua própria Palavra. Ela é a base única e insubstituível para o relacionamento com Deus. Dela são os preceitos, não de homens pecadores. Você os aceita ou os rejeita e, depois, sofre as consequências. Simples assim.

A Palavra (Bíblia) “é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração”. Hebreus 4:12

O Apóstolo Pedro relembrou, no Novo Testamento, o ensino do Velho Testamento para dizer que Deus não mudou sua doutrina para se adaptar aos homens. Deus exigiu, exige e sempre exigirá que sejamos santos: “Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem, pois está escrito: ‘Sejam santos, porque eu sou santo’”.
1 Pedro 1:15,16

Ou você se rende a Deus ou nada feito. Não se engane com seus próprios preceitos religiosos e regras. Veja o que diz a Palavra sobre isso:

Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá (Gl 6.7).

Imagem: Pixabay

Edição: @prodivanvelasco