Abraão, O Seu e O Nosso Chamado

Tempo de leitura: 2 minutos

Gen 12.1-9 – Os parentes de Abraão não serviam a Deus. Eles adoravam aos deuses sol, lua, ao firmamento, à superfície da terra, à tempestade, aos planetas visíveis a olho nu.

Deus queria fazer uma obra especial na vida de Abrão: abençoar todas as famílias da terra. Deus chamou Abrão, e mandou a ele sair do meio de seus parentes.

Mas como Deus faria uma obra na vida de Abrão? Abrão, milagrosamente teria um filho que perpetuaria a sua descendência. Ele seria pai, sendo sua esposa estéril e ambos avançados em idade.

Abrão acreditou em Deus e tudo aconteceu em sua vida. A fé que Abrão teve em Deus foi lhe atribuída como justiça. Por isso todas as pessoas que creem em Deus são consideradas descendentes de Abrão.

1 – Assim como aconteceu comAbraão, Deus nos chama com o propósito de nos abençoar (2b).

Só podemos usufruir as bênçãos de Deus pela fé nele, pois “sem fé é impossível agradar a Deus, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam” (Hb 11.6).

Abrão significa “Pai de Multidão”. Posteriormente, Deus renovou o pacto com Abrão.  Na ocasião, Deus mudou o nome de Abrão para Abraão. De “Pai de Multidões” para “Pai Superexaltado” (Gn 17.15).

Quando Deus chamou Abraão ele tinha setenta e cinco anos e Sara, sessenta e cinco; e era estéril. Deus cumpriu a promessa quando Abraão tinha cem anos, e Sara, noventa.

Ele precisou de fé para esperar crendo que Deus faria um milagre em sua vida e de sua esposa.

O poder de Deus se aperfeiçoa na fraqueza.

E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo” (2 Cor 12:9).

2- Mas, Deus não nos chamou Abraão só para ser abençoado, mas para fazer dele uma bênção (2c).

Deus é abençoador dos que lhe obedecem. Deus compartilha suas riquezas morais com os homens. Ele quis abençoar todas as famílias da terra a partir de Abraão.

Deus abençoa todas as famílias da terra em Cristo Jesus. Mateus, que escreveu para os judeus, começa seu Evangelho com a genealogia onde apresenta Jesus como descendente de Abraão (Mt 1.1).

Jesus comissionou sua igreja: “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mt 28.19).

Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra” (At 1.8).

Agora, como Deus fez com Abraão também quer fazer conosco. Quer nos usar para sermos uma benção no mundo, anunciando Jesus, o Salvador.

Jesus é o descendente de Abraão indicado para nossa salvação. Creia nela e serás salvo.