Tentação: De Onde Vêm As Tentações?

Tempo de leitura: 7 minutos

Tentação: uma mesma palavra, dois sentidos dentro de um mesmo contexto.

Tentação
De onde vem a tentação? Imagem Pixabay

Bem-aventurado o homem que sofre a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam.
Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta.
Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência.
Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.
Não erreis, meus amados irmãos.
Tiago 1:12-16

A palavra “tentação” no original grego é a mesma usada no verso 12 e no verso 13. Mas há diferença de sentido, por isso algumas Bíblias trazem no verso 12 provação e no, 13, tentação.

Devemos entender, então, os dois usos da palavra “tentação”.

Mas antes, precisamos ter em mente duas coisas: 1 – Satanás é o grande promotor de tentações. Este é o negócio dele. 2 – Desde que Adão cedeu terreno para Satanás, este se acha dono do mundo e no direito de tentar a quem quer. E ele tem mesmo este direito cedido por Deus, temporariamente. Mais adiante voltarei a falar disso.

Agora vamos aos dois sentidos de tentação nestes versos. Tiago está respondendo perguntas do tipo: se servimos a Deus, Por que somos tentados?

1 – Deus Permite A Tentação Como Prova de Nossa Fé.

Como ouvi um pastor certa vez dizer: “Nunca devemos perguntar por que, mas para que?” De fato, o objetivo de Deus permitir a tentação ou provação é bem explicado pelo Pastor Tiago, como se segue.

A tentação permitida por Deus tem muitas utilidades. Deus premia ao vencedor com a Coroa da vida. Este é o prêmio final e eterno. Trata-se da vida eterna. Porém este não é o único resultado da tentação. Para conseguir a coroa da vida a pessoa tem de suportar perseverantemente a provação até conseguir a aprovação. Deus quer isto: que sejamos aprovados.

Mas ao suportar a provação desenvolvemos a capacidade de suporte. Isto é, desenvolvemos nossos músculos espirituais da paciência, da perseverança, da força nos dias maus e da sabedoria, que serve de testemunho para os outros (Ef 6.13).

Quando alguém diz que já passou por alguma dificuldade e venceu pela fé tem muito mais credibilidade do que quem nunca experimentou tal situação. Mais adiante vou dar dois excelentes exemplos bíblicos.

As pessoas querem exibir músculos, corpo sarado… Tudo bem, mais isto não leva à premiação de Deus com a coroa da vida. Para ganharmos a coroa da vida, precisamos dos músculos da fidelidade, do amor e da fé em Deus em quaisquer circunstâncias.

Este tipo de tentação, do verso 12, não é promovida por Deus, mas permitida por Ele com o objetivo de crescimento, fortalecimento e premiação do cristão com a coroa da vida.

Vamos aos exemplos bíblicos:

1º – Exemplo: Jó.

Quando os filhos de Deus se apresentaram perante o Senhor, veio também Satanás apresentar-se, como intruso que é. Enquanto Deus elogiava a integridade de Jó, Satanás pediu para prová-lo ou tentar fazê-lo blasfemar (Jó 1;2).

E disse o Senhor a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal (Jó 1.6-8).

Diante de tal elogio, talvez Satanás tivesse até pensado que Jó fosse o Messias prometido. E disse, em outras palavras: Ele lhe serve porque o Senhor o mima com todos os bens. Tira-lhe tudo, e ele vai blasfemar de Ti.

Deus permitiu. Jó perdeu os bens, os filhos e filhas, a saúde, sofreu opressão da esposa e dos amigos, mas não blasfemou. No final, Deus o abençoou com tudo em dobro. Sua premiação se assemelha à coroa da vida prometida ao cristão. Provavelmente Tiago estivesse se lembrando de Jó.

Jó sofreu uma tentação permitida por Deus para assim o premiar, e para servir de exemplo para nós.

Jó não fez nada para entrar e nem para cair em tentação. Tudo veio em sua vida como uma tempestade. Ele nem entendia direito o que estava acontecendo, mas venceu.

2º – Exemplo: Jesus.

Logo ao iniciar seu ministério, Jesus foi levado ao deserto pelo Espírito de Deus para ser tentado por Satanás. Deus estaria apresentando o seu campeão a Satanás. Em outras palavras: “Este é o que vai cumprir a promessa feita em Gênesis 3.15, renovada a Abraão, a Moisés e a Davi. O que vai esmagar seu poder pecaminoso. Estou apresentando Ele a você, para você sentir o gostinho da primeira derrota”.

Então Satanás fez todas as propostas indecentes a Jesus, mas Este recusou a todas, e repreendeu-o, o que Adão deveria ter feito. Jesus, embora estivesse com fome, rejeitou o alimento da desobediência; rejeitou a glória ilusória e a adoração da falsa. Com isso Satanás sentiu sua primeira derrota no embate com Cristo e seria assim até sua consumação na cruz.

No final da tentação, o que se sucedeu? Um banquete servido pelos anjos (Mt 4.1-11). Mas uma vez o vencedor sobre a tentação foi premiado por Deus.

Oferecemos a primeira resposta à pergunta: Por que somos tentados? Agora daremos a segunda resposta.

2 – Nossa Impulsividade em Pecar.

O primeiro tipo de tentação, como vimos, é a que vem a nós. O segundo tipo é a que nós vamos a ela.

Veja a sequencia dos fatos: vem a cobiça ou concupiscência (paixão desenfreada), seduzidos por ela, pecamos e morremos. Enquanto o prêmio da vitória sobre a provação é a coroa da vida, o prêmio pelo pecado é a morte (Rm 3.23).

Mas, vejam que este tipo de tentação não foi nem culpa de Satanás e nem Deus tem objetivo de premiação de vida. Este é um pecado em que a cristão é voluntário. Ele recebeu instrução para resistir, mas não resistiu; para fugir, mas não fugiu (Tg 4.7; 1 Cor 6.18; Cl 3.1). Pelo contrário, flertou com o pecado e com o Diabo.

Deus pode livrar, porque onde o pecado abundou, superabundou a graça (Rm 5.20), mas mesmo que isto aconteça, as consequências não serão agradáveis.

O verbo “engodado” dá a ideia de peixe fisgado, anzol. Satanás arma sua vitrine no grande shopping que é o mundo, com suas propagandas de uma vida supostamente melhor (Gn 3). Sua agência de marketing trabalha dia e noite sem parar. São muitas cosias atrativas aos olhos. Este é por onde entra o pecado da cobiça que vai gerar a morte.

Concluindo

Muitos têm andado flertando com o diabo no caminho largo da desobediência contra Deus. Estão construindo suas jaulas, suas prisões. Depois se vêm presos num labirinto, numa jaula onde os muros do pecado não lhes deixam ver perspectivas, ver a luz. A única visão que têm é de sua jaula cercada por demônios vorazes. Não vendo solução, procuram a morte e/ou se entregam às dissoluções e vícios.

Mas não precisa ser assim. Deus tem misericórdia e poder para salvar. Creia nisto e permaneça firme na fé.

Não erreis, meus amados irmãos.

Veja outro estudos da bíblia