Sábado, Sétimo Dia, O Descanso de Deus

Tempo de leitura: 3 minutos

Sábado ou shabat (heb.) é uma referencia ao sétimo dia em que Deus descansou depois de seis dias trabalhados na criação, e ao 4º mandamento. Shabat quer dizer “descanso”, “estar deitado”. Será que Deus está deitado numa rede lá no céu descanso?

Sábado
Sábado, sétimo Dia, Descanso de Deus

O Sábado de Deus. “Assim os céus, a terra e todo o seu exército foram acabados. E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito” Gênesis 2:1,2.

Segundo o escritor aos Hebreus, Deus ainda se encontra em repouso (Hb 4.1-11- Broadmam), mas isto não significa inércia, e sim, o fim das atividades criadoras; talvez uma mudança de atividade. Jesus ao curar um homem aleijado no dia de sábado (descanso) foi questionado pelos judeus que procuravam matá-lo por causa disso. Jesus então lhes respondeu: “Meu Pai trabalha até agora e eu trabalho também”.  A expressão “até agora” provavelmente se refere ao sábado (descanso), isto é, “Meu Pai trabalha até no descanso e o Filho está seguindo o exemplo do Pai”.

Broadmam aponta para nossa presença no céu em atividade “agradável e sem fim”. Isto é interessante. A ideia de inércia não é compatível com a Pessoa de Deus.

Estaria a Bíblia em contradição?

Hb 4.1-11 aborda que aquele descanso da primeira criação teria como ilustração o descanso da nova criação em Cristo (v.10,11). Então, o descanso que nos resta entrar é o celestial, escatológico, o qual já podemos gozar agora, numa vida de comunhão com Cristo, Senhor do sábado ou descanso (Hb 4.14-16).

O texto de Hebreus é exortativo, para que mantenhamos nossa caminhada com Cristo, e possamos entrar no descanso celestial (Hb 3.12-4.1).

Deus descansou das obras terrenas ou o que diz respeito à terra e seu sistema. Mas começou outra obra, da salvação (Gn 3.15).

Sábado, O Descanso de Deus

Há teorias que defendem, com base na tese de uma terra anterior há Gênesis 1.2, que os dias eram diferentes e tinham mais de 24 horas. Significariam eras com espaço de tempo muito maior.

Contra essa teoria, e que devemos crer preferencialmente, está o fato das Escrituras mencionarem dias de 24 horas ainda no Pentateuco, com referencia ao sábado (descanso – Adauto Lourenço). Seria difícil, embora agradável, descansar por uma era inteira. Ainda estaríamos descansando (Dt 5.12-14).

Devemos dar graças a Deus pelos dias de Sábado e de domingo. Neles descansamos depois de cinco dias de trabalho. Alguns só desçam um dia por semana. Creio que se não houvesse esses feriados concedidos, graças ao Pai (o shabat) e ao Filho (domingo), nós trabalharíamos escravizados todos os dias, sem descanso algum. Há políticos que tentam acabar com tais bênçãos.

O descanso de Deus, então, serve muito mais a nós, homens, do que a Deus. Pois Deus não se cansa (Is 40.28).

A questão refere-se  ao lugar eterno na intimidade com Deus; no céu. A salvação é o descanso, ao contrário da perdição: tormento eterno.

Jesus entrou no descanso eterno da intimidade com Deus. O mesmo descanso foi prometido aos que nele creem.

Gênesis 2.4a termina o primeiro relato da criação. Inicia-se, em 4b, o segundo relato que é  o detalhamento de como e para que fim o homem e a mulher (família) foram criados.