Elias: Porta-voz de Deus Contra O Pecado

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Porta-voz de Deus Contra O Pecado, estudo baseado no profeta Elias. Elias significa “Jeová é meu Deus1. Era de Tisbe em Gileade (1 Rs 1 Rs 17.1-19.21; 2 Rs 1.1-2.14; Mt 11.14; 16.14; 17.3,11,12), foi porta-voz de Deus contra o pecado. Profetizou durante a primeira metade do século IX A.C., em Israel, reino do norte, no reinado de Acabe e de sua esposa perversa, Jezabel. As referências sobre sua história encontram-se no texto acima. Ele apareceu subitamente com uma mensagem para o rei Acabe (1 Rs 17.1). Oito capítulos registram seu ministério. É mencionado 77 vezes no Velho Testamento e 29 no Novo Testamento.

Elias: Porta-voz de Deus Contra O Pecado da Idolatria

Elias profetizou num contexto de extrema idolatria. Mostrou-se corajoso profeta, defendendo a fé no Deus único como Deus de Israel, em um contexto de pluralidade de deuses e de crenças. Apresenta Iavé como Senhor em contraste a Baal e a Asera. Iavé é o verdadeiro Senhor, que dá a chuva, o sol, o alimento, a água e todas as coisas boas e necessárias à vida e não, Baal, como o povo acreditava. Elias foi um porta-voz de Deus muito importante para o seu tempo e sua posteridade.

Elias condenou a idolatria que foi instituída no reino do norte por Jeroboão, para evitar que o povo fosse ao reino do sul adorar no templo de Jerusalém. Ele fez isso com medo destes fazerem aliança com o sul (1 Rs 12.28).

Elias pregava Iavé, o Deus soberano que guia os destinos dos homens, que controla a história, controla as forças da natureza e realiza seus propósitos. Elias apareceu subitamente com sua mensagem endereçada ao rei Acabe.

Elias: Porta-voz de Deus Contra O Pecado, Período

Acabe começou a reinar aproximadamente em 874 A.C. Casou-se com Jesabel, mulher idólatra e de temperamento impetuoso, filha de Etbaal2, rei de Sidônia. Ela adorava a Baal, a quem converteu seu marido.

O reinado de Acabe durou 22 anos (1 Rs 16.29-33). “Fez o que era mau aos olhos do Senhor mais do que todos os que foram antes dele”. Todos os reis do norte fizeram o que era mau. Acabe fez muito pior do que todos os outros. Foi campeão na rebeldia. Os outros adoraram o bezerro de ouro construído por Jeroboão. Acabe acrescentou a adoração a Baal, que quer dizer “senhor”, “possuidor”, “deus sol, exibindo os diferentes aspectos da energia solar, cujo centro de adoração era a Fenícia”3. Baal era adorado desde os dias de Balaão e Balaque (Nm 22.41).

Contexto de Descrença

Em seus dias, devido ao acréscimo da idolatria, Hiel desconsiderando a profecia de Josué, reconstruiu Jericó, perdendo, na fundação, o seu filho primogênito, e na finalização, o seu caçula (v.34).

Nesse contexto é que surge de repente o profeta Elias, o porta-voz de Deus, para denunciar a idolatria, anunciar o castigo e enfrentar os idólatras em uma luta apaixonada por Deus e sua palavra. Luta marcada por fatores que o caracterizou como profeta do único Deus verdadeiro, quando havia muitos profetas de falsos deuses.

Elias: Porta-voz de Deus Contra O Pecado Liderança Profética

O melhor conceito de profeta vem desse contexto, pois Elias passou a ser referência de liderança profética no Velho e no Novo Testamento. Ele aparece ao lado de Moisés conversando com Jesus no monte da transfiguração (Mt 17.3). Então, o profeta é aquele que serve como porta-voz de Deus para o povo, e que denuncia os pecados do povo, bem como, anuncia-lhe a justiça de Deus.

O reino do norte, por resistir à soberania de Iavé como único Deus, seria destruído e desapareceria no cativeiro assírio (2 Rs 17.6). Mas alguns creram em Elias e em sua pregação, e puderam experimentar da misericórdia de Iavé (1 Rs 17.24; 18.39).

Trata-se de um importante e inspirador personagem. Sua vida traz uma mensagem de submissão, coragem e de fé para os cristãos contemporâneos. A pregação de Elias fala hoje, chamando-nos à fidelidade a Deus e à sua palavra, na luta contra o pecado.