Dois Passos Simples Para Vencer O Mal

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Quais são os Dois Passos Simples Para Vencer O Mal? (Tg 4.7). Todas as pessoas estão sujeitas ao domínio do mal. Por mal, entenda-se, pecado. O agente do mal é o pecado, o tão “sutil”, “inocente” e “natural” pecado. Ele é o que causa morte, destruição, escravidão, angústias, derrotas, etc.

Por isso o Apóstolo Paulo diz em Romanos 3.9 que “todos estão debaixo do pecado”. Isto é, “sob domínio do pecado”, “escravos do pecado”.  Em 6.23 diz “O salário do pecado é a morte”, e, 3.23: “Todos pecaram”.

Logo, todos estão sujeitos ao pecado e consequentemente, ao mal. Mas há Dois Passos Simples Para Vencer O Mal.

Jesus disse em Jo 8.34: “Aquele que comete pecado é escravo do pecado”.

O pecado é sutil como Antrax (Carbúnculo, uma doença infecciosa aguda, causada por bactérias Gran-positivas chamadas Bacillus anthracis, capazes de formar esporos) invisível e destruidor.

No tempo da guerra fria, os americanos, segundo um estudante de agronomia, desenvolveram insetos em laboratório a fim de destruir ou tornar a produção agrícola de outros países inferior.

Os países afetados demoram descobrir tal feito, pois tais insetos eram invisíveis e/ou desconhecidos. A princípio julgavam-no natural. Porém, eles tinham grande poder destruidor, tal como o pecado: sutil e perigoso.

A guerra fria não acabou. Ela agora ocorre noutra esfera, a espiritual e com outras estratégias. Ela usa os veículos da democracia para se infiltrar e espalhar seus males de várias formas, dentre elas, a ideológica: O novo Antrax. É uma maneira virtual de destruir, fazendo parecer que se está construindo.

Assim, nascem os projetos políticos diabólicos, com caras de anjos luzentes, salvadores da pátria, e filosofias de ensinos sincréticos onde tudo é válido.

Há possibilidade de qualquer pessoa vencer o mal? Sim. É preciso o uso de armas, pois se trata de uma guerra. O mal não quer acariciar-nos sem o propósito de nos engolir. Então, com que armas nós devemos nos armar para vencermos o mal?

Dois Passos Simples Para Vencer O Mal – 1º Passo: A Fé em Jesus Cristo (Jo 3.16-18; Rm 3.22).

Esta é a única possibilidade criada e nos oferecida por Deus, e colocada à disposição de todo aquele que crê, pois “todo aquele que crê será salvo” (Jo 3.18; Rm 3.22). Não importa o sexo, a cor, a nacionalidade ou classe social. Esta arma é única e para todos os que creem, seja quem for.

Jesus aceitou e perdoou adulteras e adúlteros, tocou em leprosos e os curou e a diversas doenças, de pessoas consideradas dignas e indignas pela sociedade da época; israelenses e estrangeiros.

Paulo era um opositor do Evangelho antes de se tornar Apóstolo de Cristo. Isto é, homem especial, escolhido como embaixador de Cristo (At 9.1-19).

Uma mulher siro-fenícia, desprezada por ser mulher e estrangeira, intercedeu pela libertação de sua filha e foi atendida (Mc 7.24-30).

Porém, é preciso ter fé somente em Jesus. É preciso romper com outras crenças, filosofias, religiões, etc., e crer somente em Jesus. Por quê? Porque Deus, o supremo, não deu outro recurso (Jo 14.6; At 4.12; 1 Tm 2.5,6).

Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida1 João 5:12.

A fé em Jesus é a única arma poderosa contra o pecado. Esmagou de uma vez a cabaça da serpente.

Agora esta arma poderosa nos fornece um arsenal divino; coloca outras armas à nossa disposição, das quais devemos tomar posses.

Dois Passos Simples Para Vencer O Mal – 2º Passo: Humilhar-se À Vontade de Deus (Tg 4.7; 1 Pe 5.6-9).

Só com a arma da humilhação à vontade de Deus podemos vencer o pecado, e resistir ao mal, e vencê-lo.

Ao aceitarmos a Cristo pela fé, nós entramos numa guerra cuja vitória já está garantida. Quem não aceita a Jesus não entra na guerra, mas não tem a vitória. Aceitar e acomodar-se na condição de pecado, sem Cristo é aceitar a maior das derrotas, a derrota eterna.

Não temos opção: ou enfrentamos o inimigo de nossas almas com a fé em Cristo, e nos humilhando à vontade dele e saímos vencedores; ou não o enfrentamos, e saímos derrotados para sempre.

Por isso, o inimigo tem lançado espírito de inércia e de cegueira espiritual em muitos. Mas não tem remédio, “se correr o bicho pega, se parar o bicho come, se enfrentarmos em nome de Jesus, o bicho some”.

Jesus ordenou:Porfiai por entrar pela porta estreita; porque eu vos digo que muitos procurarão entrar, e não poderão. Lucas 13:24”. Isto significa que precisamos lutar e enfrentar o mal chamado pecado. Devemos antagonizar ao mal e aos seus agentes para entrarmos no caminho do céu. Jesus é o caminho (Jo 14.6). Graças a Deus isto é possível.

Já falei da mais poderosa arma: a fé, a vitória que vence o mundo (1 Jo 5.4). A verdadeira fé é prática em constante da obediência e submissão a Deus. A maneira de demonstrar a verdadeira fé é nos humilhando a Deus. Isto significa uma entrega voluntária e constante a Deus. Submissão ao Senhor em todo tempo, pois ligados a Deus pela fé em Cristo, o inimigo não nos toca (1 Jo 5.18).

Agora, armados com a fé e com a submissão a Deus, podemos resistir ao Diabo e ele fugirá de nós.

Muitos dizem crer em Jesus, mas temem ao Diabo. Conheci, no Rio de Janeiro, uma família oprimida pelo Diabo.  Todos os membros da família pertenciam a uma seita espiritualista. Preguei o evangelho para a família e o casal decidiu confessar a Jesus como Senhor de suas vidas. Mas os demônios passaram a possuir a menina adolescente ameaçava matá-las se seus pais não largassem a Jesus e a igreja.

Eles, temendo, abandonaram a Cristo e a Igreja, apesar de eu tê-los aconselhado insistentemente a não fazer isso.

A crença deles era falsa. O verdadeiro crente não teme o mal, enfrenta-o em nome de Jesus. Cristo despojou os principados e potestades, e os expôs publicamente ao desprezo, e deles triunfou na cruz (Cl 2.15).

Porém, quem não está com Cristo, o vencedor, está com o perdedor.

Com quem você está? Como está sua vida? Talvez você venha aguentando durante muito tempo como escravo do pecado e do inimigo de nossas almas.

Talvez ele esteja escravizado sua alma no pecado, debaixo de um jugo pesado, em relacionamentos pecaminosos, de modo que você está infeliz e sem forças para resistir.

Siga os Dois Passos Simples Para Vencer O Mal! Levante-se com fé em Jesus, O Cristo, Filho de Deus. Enfrente! Resista ao inimigo! Aceite a Jesus! Humilhe-se diante de Deus, e Ele, lhe exaltará.