O Julgamento de Jesus Foi Injusto

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

No verso 43 de Marcos 14, um grupo de peritos na Lei de Moisés chegou no jardim pronta para descumprir os Mandamentos e instaurar O Julgamento de Jesus. Por que o julgamento foi injusto? Veja o que dizia a Lei que eles conheciam muito bem:

1 – “Não seguirás a multidão para fazeres o mal; nem numa demanda darás testemunho, acompanhando a maioria, para perverteres a justiça” (Êxodo 23:2).

2 – “Não matarás (Êx 20.13)

Porém, eles levantaram falsos testemunhos e mataram a Jesus.

Qual foi a senha da traição (44)?

O beijo era uma forma costumeira de saudação, particularmente de um rabi. (Os cristãos primitivos eram encorajados a reafirmar a sua comunhão, saudando-se uns aos outros com um “ósculo santo” ; Rom 16:16; I Cor. 16:20; etc.)” – Broadmam.

Donde Pedro conseguiu uma espada? Seria por isso que ele estava confiante ao ponto de jurar fidelidade a Jesus(29)? Não sabemos, mas as armas da batalha espiritual aqui foram oração e submissão. 

O Doutor Lucas é o único que registra tanto o corte da orelha quanto a cura (Lc 22.50,51). João revela o praticante e o nome do que sofreu ato (Jo 18.10,11).

Um Escudeiro Secreto do Rei foi descoberto (51-52).

Supõe-se ser Marcos, o escritor.

O Julgamento de Jesus: O Processo, Condenação (Mc 14.53-15.21).

São dois julgamentos: um religioso e o outro civil. O religioso está em 14.53-65. O Civil está em 15.1-15. E a execução da sentença está em 15.16-32.

Detalhes do Julgamento Religioso (14.35-65).

As mesmas pessoas se reuniram para julgar a Jesus, agora com a presença do sumo sacerdote. Provavelmente Caifás (18-36 d.C.).

O sumo sacerdote era o “pontífice supremo e representante da nação judaica perante Jeová” (Êx 27.21 e cap. 28 – Dicionário da Biblia J. D. Davis).

Sinédrio: “Assembleia judia de anciãos da classe dominante à qual diversas funções políticas, religiosas, legislativas, jurisdicionais e educacionais foram atribuídas”.

Como eram as testemunhas (56)? Falsas. Quebra do nono mandamento: Não dirás falso testemunho contra o teu próximo (Êx 20.16).

O testemunho deveria ser concordante entre duas ou três testemunhas:

Por boca de duas testemunhas, ou três testemunhas, será morto o que houver de morrer; por boca de uma só testemunha não morrerá.

Deuteronômio 17:6

Uma só testemunha contra alguém não se levantará por qualquer iniqüidade, ou por qualquer pecado, seja qual for o pecado que cometeu; pela boca de duas testemunhas, ou pela boca de três testemunhas, se estabelecerá o fato.

Deuteronômio 19:15

Como era o testemunho deles (57-59)? Sem fundamento e incoerente.

A sentença veio quando perguntado Jesus respondeu a verdade (62). Então Jesus foi sentenciado por dizer a verdade. Eles estavam vivendo uma total inversão de valores.

O Julgamento civil (Mc 15.1-14).

A sentença do julgamento civil também foi injusta. Isto podemos ver nas palavras do próprio Pilatos quando disse: “Que mal fez?” (14).

E Pilatos, respondendo, lhes disse outra vez: Que quereis, pois, que faça daquele a quem chamais Rei dos Judeus?
E eles tornaram a clamar: Crucifica-o.
Mas Pilatos lhes disse: Mas que mal fez? E eles cada vez clamavam mais: Crucifica-o
Marcos 15:12-14

As Leis foram descumpridas para satisfazer a classes dominadoras e interesses políticos.