Novo Começo, Novas Ordens, Aliança

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Novo Começo, Novas Ordens, Aliança estudo baseado em Gênesis 8.1-7, primeira parte.

Novo Começo, Novas e Velhas Ordens

Antes, Deus tratava com Noé, agora Ele inclui os filhos. A nova humanidade recebe Novo Começo, Novas Ordens e Aliança.

Quais são as ordens? Antes das ordens, “Deus abençoou a Noé e a seus filhos” (1). Não dava para dizer como antes: “E viu Deus que tudo era muito bom” (Gn 1.31). Mas segue uma bênção para a nova humanidade. Então vem as ordens: “Sede fecundos, multiplicai-vos e enchei a terra”.

Esta mesma ordem fora dada no primeiro começo (Gn 1.28).

As ordens a Noé se assemelham às dada a Adão (Gn 1.26-31; 2.15-17), iniciante da primeiro população, a Abraão (Gn 12) e, posteriormente a Moisés no Pacto com Israel (Êx 20).

Quatro coisas sobre fecundidade e multiplicação:

1 – A proliferação da espécie humana só é possível através de um relacionamento sexual entre um homem e uma mulher, heterossexual. Deus é sábio e não perdeu tempo na confecção do novo mundo. Ele fez tudo certo, pronto para funcionar. Qualquer plano contrário é coisa do inimigo que semeou o joio (Mt 13.25).

2 – As mensagens por trás deste fim e recomeço são: 2.1 – Deus tem poder para começar e recomeçar quantas vezes quiser e de várias as formas; A decisão é dele. Ele é Soberano; 2.2 – Deus é santo e punirá o pecador. A  imagem do dilúvio foi marcante. Ver tudo e todos desaparecerem por castigo de Deus causou forte impressão. Por gerações isto não seria esquecido. Jesus lembra que no próximo evento de destruição final será semelhante (Mt 24.47).

3 – Deus destruiu o primeiro mundo (civilização com tudo o que lhe pertencia) por causa do pecado (6.5). Deixou poucos para continuar a história e trazer o Salvador ao mundo, pois Deus não desistiu de seu propósito ao criar a humanidade: relacionar-se com seres à sua imagem e semelhança. Deus é relacional.

4 – “Multiplicai-vos e enchei a terra” – Controle de natalidade nunca esteve nos planos de Deus. Portanto, configura ato de desobediência humana. Anticoncepcional e esterilização nunca foi ordenado por Deus e nem permitido; não encontra respaldo bíblico. E, por isso, o cristão que o pratica está em desobediência a Deus.

Muitos vão se justificar é dizer que é caro ter muitos filhos, que é preciso gerar com responsabilidade, que a terra já está muito cheia, etc. Mas todas essas respostas são políticas, sociológicas, filosóficas, econômicas, mas não, bíblicas e teológicas. Mostrem um texto que permite a um casal não ter filhos por opção. Para um povo que diz obedecer a Bíblia isto deveria pesar.Precisamos ser honestos com a Bíblia e com Deus e, ao menos pedir perdão por não cumprirmos os seus desígnios. Fomos levados a essa práticas por pressões financeiras e outras que não vêm ao caso neste estudo.

Nova Relação Com Os Animais (Gn 1.26-31; 9.2-5)

No primeiro mundo, o relacionamento do homem com os animais era de domínio pacífico. Os homens não queria comê-los, pois todos, tanto animais como homens eram herbívoros (1.29,30).

No novo mundo, Deus diz: “tudo o que se move e vive ser-vos-á para alimento; como vos dei a erva verde, tudo vos dou agora” (v.3).

Há proibição de comer a carne com seu sangue, pois sangue é vida (Heb. nephesh, Alma), e vida pertence a Deus. Nem mesmo um pardal está esquecido diante de Deus (Lc 12.6).

Começa uma nova ética no relacionamento com os animais e seu abate. Controle de abate de animais é, portanto, prescrição divina.

Broadmam comenta, também, que os animais deviam sua continuação a Noé. Lembrem-se que é por causa do justo Noé que tudo continua, pois ele foi o único no meio de uma geração toda corrompida que Deus viu uma motivação para continuar (6.8,9).

Broadmam menciona Isaías 11 apontando um tempo de paz entre homens e animais onde um não vai querer comer o outro. Onde isto vai acontecer? Na minha opinião, diz o texto (Is 11.9), na terra. Quando? bem Aposto que só pode ser no milênio quando Cristo reinar com vara de ferro sobre as nações (Ap 20.4,6).

Nova Relação Com Os Homens (Gn 9.6,7)

No Novo Começo, depois do pecado, o assassinato foi algo terrível, brutal, surpreendente. Porém Deus não permitiu que Caim fosse morto por algum seu semelhante. Por isso pôs-lhe um sinal para que ninguém o matasse (Gn 4.15).

Agora, no Novo Começo, Deus proíbe explicitamente o assassinato e permite a vingança, mas veja, dentro da lei que, mas tarde viria a regular este ato (Dt 19; Êx 21.11-24). O Estado tem o dever de regular o crescimento do mal na sociedade (Rom. 13:1-7; I Ped. 2:13-17; I Tim. 2:1-3), se for preciso com uso da força.

Uma Ordem Antiga (Gn 9.7)

Este trecho começa e termina com a mesma ordem: Fecundidade e multiplicação. Quando a Bíblia repete uma ordem divina é porque isto é muito importante; é algo para ser obedecido à risca – uma ênfase no que é mais importante.

O próximo estudo será sobre a Aliança de Deus com o novo mundo ou novo começo.