Visão Além do Alcance: O Profeta Eliseu

Tempo de leitura: 4 minutos

Eliseu era um profeta que tinha a visão além do alcance, não “da espada mágica”, mas do poder de Deus.

Visão Além do Alcance
O Profeta Eliseu Tinha A Visão Além do Alcance – Imagem Pixabay

A Visão Além do Alcance Desvenda Segredos

A Síria fez guerra contra Israel. O rei da Síria, Bem-Hadade armava emboscadas, mas estas não eram bem sucedidas, porque o Profeta Eliseu previa a todas e as anunciava ao rei de Israel. O Profeta Eliseu Tinha A Visão Além do Alcance.

Perturbado com isso, o rei da Síria pensou que havia um traidor no seu exército. Mas, um dos seus lhe informou que Eliseu era quem descobria seus planos mais secretos e revelava-os ao rei de Israel. Bem-Hadade mandou um grande exército para prender a Eliseu.

Eliseu estava em Dotã, cidade nas colinas, cerca de 15 Km de Samaria, a capital de Israel.

O moço de Eliseu, seu secretário, levantou-se bem cedo e viu que a cidade estava cercada pelo exército sírio. O moço ficou atônito e exclamou: Ai, meu senhor! Que faremos? (2 Reis 6:15).

Registra-se, com estas palavras, o pavor, o medo, a angústia de quem sofre um cerco, ou ameaça de aprisionamento.

Quando nos vemos acuados, sitiados, qual é nossa atitude?

Batalha Espiritual

Na década de 90 muito se falou em batalha espiritual. Mas parece que foi apenas mais uma onda que passou.

Eu penso que alguns líderes deixaram de falar no assunto porque este estava ficando muito místico; as pessoas estavam vendo demônios em tudo, demais; mais até do que vendo Deus.

Mais havia uma coisa boa: A igreja estava orando mais. Não sei se era de medo dos demônios das esquinas, das praças… ou se era para manter comunhão com Deus, mas orava.

À nossa volta, nessa atmosfera ambiente, neste mundo tenebroso há forças destruidoras, apressoras (Ef 6.10sgs).

Olhos incrédulos só vêm o exército do mal, da calamidade cercando-os. Olhos de fé vê o exército de Deus em volta, bem próximo.

Felizmente, Eliseu estava com seu moço para lhe abrir a visão espiritual e livrar-lhe do desespero.

E ele disse: Não temas; porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles.

E orou Eliseu, e disse: Senhor, peço-te que lhe abras os olhos, para que veja. E o Senhor abriu os olhos do moço, e viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu (2 Reis 6:16,17).

Lá, ao longe, estava o exército inimigo, visível. Aqui, ao redor de Eliseu estava o exército de Deus, mas o moço só via o que estava lá, não o que estava aqui. Quando Eliseu orou pedindo visão para o moço, então ele viu.

Às vezes vemos a tempestade que está longe. Às vezes fazemos tempestade de um copo d’água e nos afogamos nela. E não vemos Deus bem perto, ao nosso lado. “Maior é o que está em nós, do que o que está no mundo” (1 Jo 4.4).

Sem visão espiritual, só vemos o mal. Sem visão espiritual não vemos saída. Sem visão espiritual somos possuídos pelo demônio do medo e do desespero.

Muitos estão se suicidando por ver só o exército do mal, não o de Deus. Falta-lhes A Visão Além do Alcance

Ai entra o profeta: Profeta é o que vê antes e anuncia ao povo aquilo que vê, para livrá-lo. É o atalaia (Ez 33.6). Ele tem A Visão Além do Alcance.

Profeta tem a visão superior; para além das coisas visíveis e das circunstâncias.

Eliseu não era apenas um homem que tinha A Visão Além do Alcance, mas controlava o poder de ver. Veja suas ações relacionadas a visão: Ele via e ouvia os planos que o rei da Síria fazia no seu quarto; viu o exército espiritual de Deus; orou e cegou os soldados sírios (não foi visão total); Depois orou para que restaurassem a visão e eles viram. Mais adiante ele vai continuar vendo coisas consideradas impossíveis, que ninguém via.

Eliseu não concordou em ferir ou matar o exército inimigo; coitados, eles eram cegos. Mas mandou alimentá-los e mandá-los de volta ao seu país.

Pregou-lhes o evangelho da graça: Amor é o que nós queremos; não guerras.

Imagine o exército voltando e se apresentando diante do rei da Síria:

– Capturaram o homem – perguntou o rei.

– Não, meu senhor. Ele nos capturou, nos serviu um banquete, e nos mandou de volta sem nenhum arranhão.