Tempo de leitura: 2 minutos
Araticum do cerrado é uma fruta nativa da Família Annonaceae. Encontrei um tipo diferente. Trata-se de um tipo hibrido. Confira.
Araticum do Cerrado Diferente
Este araticum é diferente do Annona crassifolia conhecido como “cabeça-de-nego” ou simplesmente, “Araticum”.
A diferença está no seu caule da árvore que é mais claro e casca menos grossa do que a do Annona crassifolia.
Já o fruto é mais liso do que Annona crassifolia, e tem uma textura semelhante ao da graviola, enquanto o cabeça-de-nego tem casca mais grossa, caroçuda.
A árvore é ereta, cresce em torno de um 8 metros. As folhas são semelhantes ao Annona crassifolia, embora pareçam um pouco mais oblongas.
Que Fruto É Este?
Um amigo colecionador acha que se trata de um hibrido, uma espécie muito rara entre Annona crassifolia e Annona dioica, chamado de Araticum de moita, ou marolinho. Marolo também é um nome que se aplica a várias Annonaceas.
O fruto amadurece entre os meses de janeiro e fevereiro. Esta é a estação chuvosa na região de Cerrado.
Esta fruta é muito procurada nas matas por pessoas que as vende na cidade. E com isso, essas pessoas conseguem ganhar algum dinheiro para sobrevivência. Desta forma, cabeça-de-nego produz sustentabilidade; gera renda.
Outras pessoas o procuram também para comer ao natural, para sucos, licores, picolés, sorvetes e doces.
As variedades de Araticum do cerrado são saborosas. São da mesma família de fruta de conde, Annona squamosa.
Os frutos desta espécie quando amadurecem caem do pé. Depois disso, os frutos duram algum tempo no chão. A casca grossa protege-o.
Para garantir a qualidade dos frutos você deve colhê-los logo que caem do pé. Desta forma você impede que insetos e outros animais a comprometam. E ou no máximo em três dias.
Curiosidade da Fruta
Não adianta colher o fruto no pé. Ele não amadurece se colhido assim. Permanece duro para sempre. Não apodrece e nem cheira mal.
Nestas condições, poderia ser usado artesanalmente.