CERVEJINHA DO CAMPO FRIDERICIA PLATYPHYLLA

Tempo de leitura: 1 minuto

Cervejinha do Campo. A Fridericia platyphylla, conhecida como “cervejinha do campo”, “cipó-una” e “tintureiro”. Pertence à Família Bignoniaceae. Saiba mais.

Uso Medicinal de Cervejinha do Campo.

Esta planta é indicada pela medicina popular para tratar de pedras nos rins, de dores nas articulações causadas por artrites, por exemplo.

Ela é também considerada como adstringente, anti-inflamatório, antimicrobiana, antitumoral e leishmanicida.

Estudos comprovaram presença de propriedades anticancerígenas, especialmente no caule da planta. O mesmo estudo indicou necessidade de avançar nas pesquisas.

Algumas atividades já consideradas pela medicina popular também foram comprovadas por estudos. Comprovou-se presença das seguintes propriedades:

  • Apigenina, um dos flavonoides encontrados em plantas;
  • Cirsiliol, outro flavonóide que apresenta atividade anti-inflamarória, antioxidante, antiproliferativa e antibacteriana;
  • Isoquercitrina, flavonóide, um tipo de composto químico;
  • Rutina, um conjunto de flavonoides que atuam diretamente nas células de organismos vivos.

Uso Ornamental

Além dos benefícios medicinais, Fridericia Platyphyla apresenta potencial paisagístico e ornamental. A planta é de porte arbustivo de 2 a 3 metros de altura. As folhas são ovaladas, grandes e vistosas.

O período de floração no Distrito Federal é no mês de janeiro (imagens 2022). As flores são de cor rosa, e polinizada por abelhas.

Por estes motivos a plana é uma indicada para paisagismo especialmente na região de Cerrado. O Cerrado está sendo destruído e muitas espécies estão sem do extintas sem nem ao menos serem conhecidas.

Seria uma questão de princípio conservar espécies florísticas e frutíferas nativas do Cerrado nos parques e jardins públicos.

Isto deveria ser lei que os condomínios residenciais e industriais construídos nas regiões de Cerrado plantassem em seus jardins e parques públicos pelo menos 20 % dessas espécies nativas.

Na prática, observo que as máquinas de escavação chegam arrancando tudo, deixando algumas pouquíssimas árvores. Plantas medicinais e florísticas são completamente destruídas sem dó e nem piedade.

Chamam a isso de progresso. Progresso rumo à morte.

Veja Orquídea nativa do Cerrado