TRÊS ESPÉCIES DE FRUTA PIXIRICA

Tempo de leitura: 3 minutos

TRÊS ESPÉCIES DE FRUTA PIXIRICA, frutos silvestres comestíveis e plantas medicinais de uso popular. Estudos comprovam o que vovô já sabia.

TRÊS ESPÉCIES DE FRUTA PIXIRICA E SEUS BENEFÍCIOS

Encontrei TRÊS ESPÉCIES DE FRUTA PIXIRICA, frutos silvestres comestíveis e plantas medicinais há muito usadas pela medicina popular.

Pesquisei e encontrei estudos que comprovam o que vovô já sabia – Essas plantas curam mesmo e têm poder de aliviar a dor.

Que plantas são essas?

Então, amigos, estas são plantas do gênero Miconia da Família Melastomataceae que conta com mais de 1.000 espécies vegetais.

Encontro esse gênero e suas variadas espécies constantemente em minhas trilhas no Cerrado do Distrito Federal e de Goiás.

São espécies que apresentam, pelo menos, quatro benefícios que menciono a seguir.

1º Benefício: Paisagístico.

Por que, Paisagístico? Porque a floração dessas espécies são espetaculares. Geralmente elas ficam completamente cobertas de flores, atraindo olhares admiradores, pasmos com tanta beleza.

Elas atraem, também, muitos polinizadores, como abelhas, besouros e muitos outros.

Isto nos leva ao próximo benefício que é o Reflorestamento.

2º Benefício: Reflorestamento.

Por sua produção de frutos e de material para polinizadores, essas espécies são indicadas para reflorestamento, pois auxiliam na manutenção da flora nativa e da fauna. Assim, ocorre a manutenção dos animais e da própria floresta.

3º Benefício: Alimentício.

Essas plantas são árvores frutíferas. Os frutos silvestres comestíveis são excelentes não só para a fauna, mas também para o homo sapiens.

Assim, elas podem ser consumidas in natura, sucos que dão um colorido que em si só já satisfazem, e também, acrescentam sabores às receitas culinárias.

4º Benefício: Medicinal.

Com respeito ao uso medicinal, pesquisas avaliaram a atividade antibacteriana de Miconia Fallax, Miconia Albicans e Miconia Burchelli e comprovaram presença de substâncias terapêuticas capazes de combater bactérias e atuar como anti-inflamatório. Abaixo deixo os links dos referidos estudos.

Isto significa que tais plantas medicinais há muito usadas pelo conhecimento popular para tratar dores e inflamações são realmente benéficas.

CUIDADOS QUANTO AO USO MEDICINAL DESSAS TRÊS ESPÉCIES DE FRUTA PIXIRICA

Note que, as advertências aqui são gerais e não necessariamente se aplicam à essas plantas.

Então, o cuidado é que é sempre recomendável consultar um profissional de saúde habilitado e capacitado antes de usar quaisquer plantas medicinais.

Apenas como exemplo, menciono dois fatores quanto ao uso geral de plantas medicinais que não necessariamente se aplicam às plantas apresentadas aqui.

Há plantas que, por exemplo, aumenta a pressão arterial e outras, abaixam. Sendo assim, quem tem descontrole da pressão arterial precisa tomar precauções.

Outras, entretanto, aumentam a glicose e, ainda outras, abaixam. Só esses dois exemplos são suficientes para se perceber que é preciso tomar cuidado com uso de plantas medicinais.

LINKS:

VEJA TRÊS ESPÉCIES DE FRUTA PIXIRICA NO YOUTUBE. CLIQUE AQUI.

VEJA 10 BENEFÍCOS DOVELAME BRANCO. CLIQUE AQUI.

AVALIAÇÃO DE ATIVIDADE ANTIBACTERIANA DE MICONIA FALLAX

Fitoquímica e bioatividade de Miconia burchellii Triana (Melastomataceae)

Identificação de triterpenos anti-inflamatórios no extrato etanólico de Miconia albicans.

1 comentário


Comentários encerrados.