FRUTA PÊRA-DO-CERRADO

Tempo de leitura: 1 minuto

Pêra-do-cerrado. Como podemos ver nas fotos, uma linda fruta nativa. Saiba o aroma e sabor. Mais uma beleza natural do Bioma Cerrado do Distrito Federal.

Características da Fruta Pêra-do-cerrado.

A Pêra-do-cerrado apresenta caule ereto com poucas ramificações. Todos que encontrei medem menos de 1 m de altura e concentram-se em um único lugar, formando uma moita ou touceira. Está parece ser uma característica dessa planta. Segundo pesquisadores, “as plantas com 12 anos de idade podem atingir até três metros de altura (Figura 2). Suas flores são brancas e aromáticas”.

Os frutos medem de 6 a 11 cm de comprimento. Sua polpa interna e aquosa de sabor ácido.

Os frutos amadurecem aqui no Distrito Federal em novembro.

Espécie Pêra-do-cerrado

Nomes Populares da Eugenia Klotschiana.

Pêra-do-cerrado, pera-do-campo, perinha-do-campo, cabacinha-do-campo, cabamixá-açú.

Habitat ou Distribuição da Pêra-do-cerrado.

É uma espécie endêmica do Brasil e ocorre nos Estados da Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo e no Distrito Federal (Fonte: Guia de Campo).

Estas eu encontrei em Ceilândia-DF.

Foto: @prodivanvelasco.

Usos da Espécie de Pêra-do-cerrado.

Eu experimentei o fruto. Não gostei. Sua beleza não combina com seu gosto. As aparências enganam. Mas pode ser que tenha sido apenas a primeira impressão. Porém, esta é a que fica.

Segundo publicações, a espécie é usada para produção de doces, geleias, sucos com leite, bolos, doces em compota e sorvetes (Fonte: Slow Food Brasil). Talvez assim o sabor seja melhor.

Esta fruta é uma excelente opção para projetos de recuperação do cerrado. Como se vê pelos seus frutos e aspectos gerais, serve também para ornamentação.

Talvez seja uma boa opção para bonsai.

Espécie Pêra-do-cerrado

Valor Nutricional da Pêra-do-cerrado.

Não encontrei informações abundantes sobre seu valor nutricional. Pesquisadores citam fonte cujos “teores de proteína da polpa variaram entre 1% e 3% (BORGO et al.,1986)”.

Fruta