Espécie Paineira-do-cerrado, Eriotheca pubescens.

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

A Espécie Paineira-do-cerrado é assim chamada por ser rica em paina, “uma fibra natural semelhante ao algodão, oriunda dos frutos da paineira”. Veja a classificação e usos dessa planta nativa extraordinária.

Classificação de Paineira-do-cerrado 

Nome Científico: Eriotheca pubescens;

Família: Malvaceae;

Nome Popular: Paineira-do-cerrado;

Hábito: Árvore; 

Fitofisionomia ou Habitat: Mata de Galeria, Cerradão, Cerrado (lato sensu), Campo;

Distribuição: Tocantins, Bahia, Mato  Grosso, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo; 

Local da foto: Taguatinga-DF.

Usos da Espécie Paineira do Cerrado

A Paineira-do-cerrado serve aos usos ornamental, sendo indicada para arborização urbana e rural e para recomposição de áreas desmatadas. Sua madeira pode ser utilizada na confecção de cochos para o gado, gamelas, caixotes, brinquedos e esculturas. Mas tais usos não são recomendados, pois seria preciso cortar a árvore. Isto seria um absurdo! 

A paina é usada para fazer almofadas e travesseiros. É também muito boa para acender fogo de lenha, usando a fricção, pois é de fácil combustão. 

As flores são melíferas, e excelente fonte de néctar para beija-flores. Ela atrai pássaros diversos dentre eles papagaios e periquitos. 

Veja Como Plantar Espécie Paineira-do-cerrado

“As sementes perdem rapidamente a viabilidade, devendo ser postas para germinar logo após a abertura dos frutos. Recomenda-se  realizar a semeadura em canteiros ou em recipientes parcialmente sombreados, contendo terra argilo-arenosa misturada com esterco bovino na proporção de 2:1.  As mudas devem ser plantadas em áreas ensolaradas que tenham solos de média ou que tenham recebido adições de calcário, matéria orgânica e NPK, após análise físico-química”.

Aproximei-me de uma dessas árvores e comecei a fotografá-la e filmá-la sem perceber um casal que se escondia nela. Eles me assustaram quando voaram barulhentos como sempre fazem. Era um casal de periquitos. 

Essa experiência marcante ocorreu próximo ao Parque Ecológico do Riacho Fundo II, Distrito Federal, Brasil, em 30 de julho de 2019. 

Outras Éspécies do Cerrado.

Veja Detalhe no Vídeo A Seguir:

Fonte:

Guia de Campo

Wikpédia

Árvores do Bioma Cerrado

Árvores do Distrito Federal