Murici Byrsonima Coccolobifolia Muricirosa

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Conforme Guia de Campo, o Murici Byrsonima coccolobifolia, Malpighiaceae – Muricirosa é de Hábito: Árvore; Fitofisionomia ou Habitat: Cerrado (stricto sensu); Distribuição: RR, AM, TO, BA, SE, MT, GO, DF, MS, MG, SP, PR.

Local da Espécie Murici Byrsonima Coccolobifolia

O Local desta foto é Ceilândia, no Distrito Federal, Brasil. Um dos poucos pontos que conserva uma grande variedade de plantas típicas do Bioma Cerrado, que está com os dias contados. Os empreendimentos imobiliários avançam derrubando toda vegetaçã0 para dar lugar aos arranha-céus.

A isto chamam de progresso, desenvolvimento econômico e qualidade de vida. Os condomínios assumem nomes lindos, por exemplo: “paraíso”, “vivendas dos pássaros”, “mansões vila verde” e coisas do tipo. Mas os pássaros mesmo foram expulsos, o verde virou cinza e o paraíso, onde está? As pessoas se trancam num apartamento todos os dias ouvindo poluição sonora e visual; onde está a tal qualidade de vida? Creio que, por isso, muitos estão ficando mais estressados e deprimidos.

Mais revoltante é a hipocrisia dos poderes públicos do Estado e segmentos da sociedade que punem um homem por cortar uma árvore ou extrair casca destas para remédios, enquanto que tais poderes destroem áreas muito maiores com sua fauna e flora.

Murici Byrsonima Coccolobifolia Está Incluída no Projeto de Sucesso Vital

Sucesso Vital está trabalhando em, pelo menos preservar a memória desses patrimônios do Bioma Cerrado. Iniciamos um projeto de produção de mudas a partir de sementes. Queremos diversificar as áreas plantadas, para tentar, assim, preservar mais dessas espécies belas, interessantes e riquíssimas em potencial terapêutico, nutricional e ornamental.

O projeto visa levar tais espécies para parques e jardins públicos e privados, no Distrito Federal e nos Estados brasileiros, preferencialmente os que se encontram na área do Bioma Cerrado. No Distrito Federal há lugares de preservação do Bioma com suas espécies, mas achamos que as tais deveriam ter seu plantio descentralizado e popularizado igual à árvore frutífera.

Na região destas fotos, encontramos oito tipos de Byrsonima e inúmeras espécies da fauna do Cerrado. Sentimo-nos andando num jardim.