Reading time: 2 minutes
Planta Nativa do Cerrado com valor medicinal e ornamental é comum. O Bioma Cerrado é rico em espécies valorosas. A seguinte espécie é apenas mais uma. Veja as informações.
Planta Nativa do Cerrado – Informações
Informações Botânicas.
Nome Científico: Lippia lupulina Cham.
Família: Verbenaceae;
Nomes Populares: Erva-cidreira, salva-do-campo;
Hábito: Subarbusto ou arbusto;
Habitat: Cerrado (stricto sensu), campo rupestre (lato sensu), cerradão, borda de
mata, vereda, campo sujo, campo limpo;
Distribuição: Amazonas, Mato Grosso, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais;
Segundo estudos, “a Família Verbenaceae compreende aproximadamente 36 gêneros e cerca de 1.000 espécies de distribuição pantropical, sendo que no Brasil ocorrem 17 gêneros e 250 espécies com potencial econômico amplamente explorado”.
O gênero conta com cerca de 200 espécies de Lippia, herbáceas, arbustivas e/ou pequenas árvores. Distribui-se pela América do Sul e Central com maior ocorrências no México e no Brasil.
No Brasil cerca de 120 espécies distribui-se nos Biomas Cerrado e Caatinga. Muitas dessas espécies além de valor ornamental tem também valor medicinal. Lippia lupulina é uma dessas. Confira.
Uso Medicinal
O uso medicinal de Lippia lupulina é forma de Gargarejo, nas Infecções de garganta e da boca.
Outros usos são apontados por estudos específicos.
Estudos com Lippia Lupulina, Planta Nativa do Cerrado
Há inúmeras doenças ainda sem cura e sem tratamento adequado. A pesquisa por plantas medicinais com propriedades terapêuticas é uma esperança para aliviar a dor, tratar e/ou curar a tais doenças.
Estudos com Lippia Lupulina constataram “atividade antimicrobiana contra Bacillus subtilis, Micrococcus roseus, Micrococcus luteus, Staphylococcus aureus e Cryptococcus sp.”
Os estudos comprovaram propriedades com atividades antioxidantes. Os antioxidantes agem na prevenção de doenças degenerativas ligadas ao envelhecimento precoce.
Os valores dessa planta não para por ai. Ela também tem valor ornamental.
Valor Ornamental de Lippia Lupulina
Esta planta nativa do cerrado possui como qualidades ornamentais o porte arbustivo que não ocupa muito espaço, floração curiosamente diferente, com particularidades próprias.
As “flores róseas a lilases, em inflorescências cimosas axilares ou terminais, envoltas por brácteas também róseas” parecidas com casulo chamam a atenção.
O único obstáculo é que no ambiente natural, pelo menos, a floração é anual. Floresce no final da estação chuvosa, entre maço e abril, no Distrito Federal.
Local das imagens: Parque Burle Marx de Brasília e Taguatinga – DF.
Imagens: @odivanvelasco
Fontes consultadas:
Permalink