Dica de Planta Ornamental Canela de Ema

Tempo de leitura: 2 minutos

Dica de Planta Ornamental, Medicinal e Paisagística do Cerrado: Canela de Ema. Saiba as informações básicas: Nome Científico, Família, habitat, Uso Medicinal e Confecção de Mudas. Confira as dicas.

Dica de Planta Ornamental Classificação

Nome Científico: Vellozia Variabilis;
Vellozia flavicans;
Família: Velloziaceae;
Nome Popular: Canela de Ema;
Porte: Arbustos perenes;
Ocorrência: cerradão, cerrado sensu stricto, campo sujo dos Estados da Bahia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo.
Quais os valores desta planta? Saiba a seguir.

Grande Potencial Econômico

Esta é uma excelente Dica de Planta Ornamental com valor também artesanal nas folhagens, frutos, sementes, caules e ramos. Estes produzem uma espécie de tiras para amarras, para pinceis, cordoaria, arranjos florais, fibras, etc. no artesanato.
A combinação de cores branco, lilás das pétalas com o amarelo dos estames, torna-a atrativa a projetos paisagísticos.
Estudo aponta que a viabilidade econômica do cultivo de canela de ema pode gerar alta lucratividade, superando a floricultura e produção de grãos.
No mesmo estudo, avalia-se que o “melhoramento genético, manejo e conservação de germoplasma, em pesquisas em fisiologia vegetal e produção in vitro de metabólitos secundários” pode maximizar a produção para atender demanda comercial.

Dicas de Planta ornamental

Dica de Planta Ornamental Mudas

O método mais fácil mais indicado para fazer mudas é através de sementes. Este é o velho e bom método.
Quando os frutos se abrem para dispersar as sementes, deve-se colhê-las, e plantá-las imediatamente. Nestas condições, a taxa de geminação de 90%.
O desenvolvimento da planta é lento como maioria das plantas o Cerrado.
Mais informações aqui.

Canela de Ema Medicinal

A medicina popular usa um chá feito com raízes de canela de ema para combater reumatismo e dores de coluna.
Porém, não recomendo por dois motivos: primeiro, nunca usei e nem sei de alguém que tenha usado com esse fim. Segundo: para usar raízes de uma planta é preciso arrancá-la. Isto implica em arrancar a planta. Vellozia Squamata se encontra em risco de extinção. Arrancá-la pela raiz seria um crime.

Inscreva-se

Leia também Bacupari do Cerrado Tonteleia Micrantha.