Reading time: 3 minutes
Fruto do Cerrado Gabiroba rico em vitamina C, é símbolo do Mato Grosso do Sul. Está em plena temporada neste mês de novembro no Cerrado do Distrito Federal.
FRUTO DO CERRADO GABIROBA DUAS ESPÉCIES
Esta fruta do cerrado rica em vitamina C, que é símbolo do Mato Grosso do Sul está em plena temporada neste mês de novembro 2023 no Bioma Cerrado.
Todos os anos eu espero ansioso por este momento de me deliciar com esta fruta saborosa, nutritiva e energética. Quero compartilhar com você essa maravilha. Vamos lá.
Dois Tipos de Gabiroba
Aqui no Distrito Federal tem dois tipos principais de gabirobas. Então vou apresentá-los a seguir.
As gabirobas são da Família Myrtaceae.
1ª Espécie Nome Científico: Campomanesia adamantium (Cambess.) O.Berg
Nomes populares: gabiroba, guabiroba, guavira, gabiroba-do-campo, gabiroba-do-cerrado, gabiroba-lisa.
Notamos que a planta é um “Subarbusto ou arbusto, de altura até 2 m, com caules de casca descamante, partindo de sistema subterrâneo robusto, uma característica de muitas plantas nativa do cerrado.
As Folhas são curto-pecioladas, simples, opostas, 4-10 x 1,5-2,5 cm, elípticas a oblongas, glabras em ambas as faces, base aguda ou obtusa, ápice agudo, margem geralmente revoluta, nervura secundária proeminente na face inferior, se maceradas, têm o mesmo aroma dos frutos” (Veja Referência Abaixo).
Caso você me pergunte: Por que devo conhecer a gabiroba? Então a resposta é: A belíssima floração de flores brancas, solitárias, axilares, longo-pediceladas formam buquês que em si só justificam o cultivo dessa espécie.
Depois disso, o fruto de baga globosa, verde e, quando madura, amarelada, de cerca de 1,5-2 cm, suculenta, coroada pelas cinco sépalas além que oferecer espetáculo de cores é uma delícia.
2ª Espécie Campomanesia pubescens (Mart. ex DC.) O.Berg.
Os Nomes populares desta espécie são: guabiroba, guavira, gabiroba-do-campo, gabiroba-felpuda.
Esta espécie, segundo minhas observaçõe ocorre com mais frequência, e tem uma população mais abundante no Distrito Federal. Bem, pelo menos onde tenho feito minhas trilhas.
É também, um “Subarbusto a arbusto ereto, altura até 1,5 m, geralmente vários caules partindo de sistema subterrâneo robusto.
Além disso, possui Pecíolo curto, densamente pubescente, folhas simples, opostas, 3,5-6,0 x 2,5-3,5 cm, elípticas a lanceoladas, base cuneada, ápice agudo ou ligeiramente acuminado, face adaxial glabrescente, pilosidade na face abaxial, especialmente sobre as nervuras, proeminentes na face inferior.
Esta espécie também possui floração com flores brancas, isoladas ou em tirsos 2-3-floros, axilares.
Os frutos são bagas subglobosas, 1,3-1,9 cm, verde; Quando maduras ficam com um amarelado mais forte que Campomanesia Adamantium.”
Ainda, quanto a ocorrência, ocorrem em fisionomias campestres e savânicas, em terrenos secos.
Conforme mostre em meus vídeos e fotos é notável que a fauna agradece a existência de gabiroba fruta nativa do Cerrado, eu também.
E não somente nós, mas também todos os que conhecem esta fruta se apaixonam por ela. Os sul-mato-grossenses se apaixonaram tanto por gabiroba que a transformaram em fruta símbolo do Mato Grosso do Sul.
FRUTO DO CERRADO GABIROBA – INDICAÇÃO
A gabiroba é indicada como fruta de potencial econômico é financeiro, pois serve à geração de renda no período da maturação dos frutos, entre outubro e dezembro.
VEJA ESTE CONTEÚDO NO YOUTUBE. CLIQUE AQUI
REFERÊNCIA