Tempo de leitura: 3 minutos
O fruto Cajuzinho do Cerrado é um pseudofruto maravilhoso. Reúne beleza e é fonte de vida e saúde com suas propriedades vitamínicas.
Conheça o Fruto Cajuzinho do Cerrado.
O Cajuzinho do Cerrado também é conhecido por outros nomes: “caju-do-cerrado, cajuí ou cajueiro-do-campo (Anacardium humile) é uma planta arbustiva hermafrodita, da família das anacardiáceas”.
Eu conheci o cajuzinho do cerrado quando vim para Brasília, em 1989. As pessoas diziam que iam procurar cajuzinho no cerrado. Só algum tempo depois conheci essa beleza em uma mata da Asa Norte.
O Cajuzinho do Cerrado é uma planta nativa e se encontra nos Estados do “Tocantins, Piauí, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Paraná. Pode atingir cerca de 80 cm. Caracteriza-se por vários ramos eretos com base num xilopódio (caule subterrâneo) desenvolvido. Tem folhas ovado-lanceoladas. As flores podem ser brancas, róseas ou amarelas, com estrias roxas na base. O fruto verdadeiro é uma noz de cor cinzenta e com forma de rim”.
O Cajuzinho do Cerrado é um pseudofruto que pode ser consumido como sucos, doces e geleias. Os índios produzem dele, uma bebida aguardente chamada cauim.
As castanhas podem ser consumidas como amêndoas. O Cajuzinho do Cerrado é uma rica fonte de vitamina B1 e B2, proteínas, lipídios, niacina, fósforos e ferro. Riquíssimo em vitamina C e antioxidantes.
caju-do-cerrado, cajuí ou cajueiro-do-campo (Anacardium humile) é uma planta arbustiva hermafrodita, da família das anacardiáceas”
O fruto Cajuzinho do Cerrado é utilizado de várias formas.
Na medicina popular para vários fins, tais como, curar diarreias.
O que mais me admira é a simplicidade. Uma arvorezinha tão simples com um fruto rico em propriedades vitamínicas; bonito e saudável.
Por outro lado, uma riqueza ameaçada, já que as ocupações territoriais vão crescendo no cerrado do Distrito Federal. Isto significa que toda vegetação, inclusive o Cajuzinho, vão saindo da frente para darem lugar aos empreendimentos imobiliários.
Além disso, na área onde tirei essas fotos, o lixo vai se expandindo e sufocando a vegetação nativa.
As queimadas de todos os períodos secos também são ameaças à fauna e flora.
O Cajuzinho do Cerrado floresce em setembro e seus frutos amadurecem com a chegada da primavera. Dois dias antes eles estavam verdes. Dois dias depois, começo da primavera (22/09), eles estavam vermelhinhos.
caju-do-cerrado, cajuí ou cajueiro-do-campo (Anacardium humile) é uma planta arbustiva hermafrodita, da família das anacardiáceas”.
Assista Mais Imagens de Cajuzinho-do-cerrado no Youtube
Referências: