Reading time: 2 minutes
Fruta HÍBRIDA nativa que descobri é da Família ANNONACEAE, e é conhecida popularmente como Araticum. Veja as imagens e descrição.
O QUE É FRUTA HÍBRIDA?
O que é uma fruta híbrida?
Uma fruta híbrida é a que resulta do cruzamento entre duas plantas da mesma família.
Isso acontece pela polinização feita pelo homem, isto é, intencional. Mas também acontece na natureza, isto é, naturalmente.
A polinização, conforme o Wikpedia, “é o ato da transferência de células reprodutivas masculinas (núcleos espermáticos) através dos grãos de pólen (espermatozoides das plantas) que estão localizados nas anteras de uma flor, para o receptor feminino (estigma) de outra flor (da mesma espécie), ou para o seu próprio estigma.”
A polinização natural acontece por insetos, pássaros, morcegos, vento e pela água.
O fruto híbrido se forma quando o pólen da flor de uma planta compartilha com a flor de outra planta diferente, mas da mesma Família.
Há assim a interação de qualidades e/ou defeitos dessas duas plantas, formando outra.
Isso pode resultar em melhorias da planta quanto a resistência a pragas, e em frutos de melhor qualidade.
Podemos obter uma fruta híbrida manipulada pelo homem.
FRUTA DO CERRADO
Uma fruta que encontrei na floresta do Cerrado do Distrito Federal me deixou intrigado. Trata-se de um araticum diferente.
Já publiquei a descoberta noutro post. Veja aqui.
Procurei respostas e encontrei um colecionador de frutas do Cerrado que sugeriu que talvez seja um híbrido de Annona crassifolia e Annona dioica.
Bem, o cara é considerado uma autoridade no reconhecimento e cultivo de frutos nativos.
As características apontam realmente para uma fruta híbrida. Isto quer dizer que temos duas espécies de Araticum em um só.
Ainda é cedo para afirmar, mas me parece que a híbrida é mais resistente a pragas. Por que? Bem dos três frutos que encontrei nenhum tinha sido contaminado.
Já uma árvore de Annona crassifolia bem perto da híbrida produziu 7 frutos, 4 foram contaminados por insetos antes de amadurecer.
O Não dá para afirmar com certeza, mas parece que estamos diante de uma fruta mais resistentes.
Lembro a você que estas são análises de um amador. Leve isto em consideração.