FRUTO DO CERRADO EUGENIA SELLOWIANA

Tempo de leitura: 2 minutos

FRUTO DO CERRADO EUGENIA SELLOWIANA é mais um fruto espetacular do Cerrado brasileiro que vale a pensa conhecer. O fato de contemplar a beleza do fruto em seu habitat não tem preço. Confira.

FRUTO DO CERRADO EUGENIA SELLOWIANA OU VETULA?

Apresentei esta fruta como Eugenia Sellowiana ou Vetula noutro vídeo/post há dois anos. Mas observando-a bem, creio que ela cai nas descrições de Eugenia Sellowiana.

A planta não era nova para mim. Já tinha visto algumas vezes, mas não sabia o nome, e nem tinha provado, nem se quer sabia se era comestível.

Agora, vou apresentá-la com base nas informações do site de Marcelo Kulman, Frutos Atrativos do Cerrado e um estudo científico em PDF, que avaliou características biológicas da planta.

Os nomes populares são: uvaia-azeda, uvaia-do-campo, uvaia-de-raposa e perinha.

É fruto da Família Myrtaceae.

O hábito é subarbusto ou arbusto.

O Habitat é Cerrado em sentido restrito e Campo Sujo.

Frutifica entre outubro e novembro, início da estação chuvosa.

A planta é um arbusto que atinge cerca de 2 metros de altura, apresentam folhas de obovadas a elípticas. As inflorescências são do tipo umbela de cor rósea e fruto formato globoso, e a cor varia de amarelada a alaranjada quando maduro.

Pode ter de uma a três sementes. Encontrei um único fruto maduro com apenas uma semente globosa.

Dispersa por mamíferos e polinizada por abelhas.

Serve como alimentício, muito embora eu tenha experimentado e não achei muito proveitoso. O fruto é globoso com polpa suculenta de sabor azedinha.

Ocorre no Cerrado e na Mata Atlântica.

Usos de Eugenia Sellowiana

Um estudo descreveu a planta como própria para sucos, geleias, doces e licores. Bem, segundo minha experiência, para licores e sucos até pode ser.

O mesmo estudo apontou que a planta tem valor medicinal, pois seus frutos apresentam compostos bioativos, como flavonoides, fenóis e terpenos, que atuam no combate dos radicais livres, funcionando como antioxidante e anti-inflamatório.

Germinação

Tentei germinar as sementes em 2020, mas não consegui. Vou fazer nova tentativa este ano. Espero neste ano alcançar o sucesso.

Tentei germinar

1 comentário


Comentários encerrados.