O Início do Empreendedorismo na Terra

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

O Início do Empreendedorismo na Terra se deu com a Geração de Caim. Mas, como Caim conseguiu ter uma “geração”? Para isso ele precisou de uma esposa. Onde ele a conseguiu, se sua família era a primeira da terra? Que tipo de emprendedorismo eles praticaram? (Gn. 4.17-24).

A Mulher de Caim

A primeira questão que temos que entender aqui é como Caim conseguiu uma geração. Lógico, ele precisava de uma esposa. Esta tem sido uma questão difícil para alguns entender. Vamos por partes.

Diz o verso 17 que Caim “conheceu sua mulher“. Quem era essa mulher. Seria alguém que ele conheceu na terra de Node? Ou teria sido alguém que ele levou consigo para lá?

Há muita especulação sobre a mulher de Caim. Alguns até sugerem que ela era alguém de outro planeta, um ET. Já outros dizem não crer na Bíblia por isso. Acham que a narração foi quebrada inexplicavelmente; tem um “furo na reportagem”, diríamos.

Devemos considerar que esse fato aparentemente inexplicável não foi nenhum drama para os escritores bíblicos, nem para os hebreus, seus receptores imediatos. Claro, numa cultura em que as mulheres nem eram contadas, isso não faria nenhuma diferença.

Por outro lado, pode ter parecido óbvio para eles que a mulher de Caim era uma de suas irmãs ou sobrinha. Adão teve filhos e filhas (5.4), e isto pode ter sido antes mesmo do assassinato de Abel. Este fato, o assassinato, conforme já dissemos acima, com certeza ocupou o lugar de destaque pelo seu significado chocante.

Além disso, antes da Lei de Moisés era permitido casamento entre irmãos (Gn 11.27,28; 20.1-12).

Sobre a “conhecer sua mulher” já mencionamos no primeiro tópico. Reforçamos aqui que este “conhecer” significa ter relação íntima, sexual. Tanto era assim que a mulher engravidava (4.1,17, 25).

O Início do Empreendedorismo na Terra – Aspecto da Geração de Caim

Bigamia: Gênesis é livro dos começos. Aqui começa, também, a bigamia. É o primeiro caso de bigamia registrado na Bíblia. Lameque tomou para si duas esposas: Ada e Zilá (19).

Herança dos pecados. Assassinato em Dose Dupla: Lameque, o mulherengo da época, matou um homem e um rapaz por pouca coisa (23). Ele reconheceu seu castigo multiplicado.

Geração Empreendedora. Eles construíram uma sociedade com inovações na industria da construção, na pecuária (Jabal – 20); na música (Jubal – 21); metalurgia (Tubal-caim – 22).

O Início do Empreendedorismo na Terra. Os empreendimentos humanos podem nos levar à autoconfiança e, consequente rebeldia pelo sentimento de independência de Deus.

Notas

1 – Veja que a quantidade sugerida para vingança de Tubal-caim, Jesus transformou em quantidade de perdão. Se a vingança é abundante, o perdão é superabundante (Veja aqui Mt 18.22; Rm 5.20).

2 – Veremos nos capítulos seguintes o contraste entre a geração de Caim e a de Sete. Somos uma geração conhecedora do bem e do mal. Podemos tender para um ou para outro lado. Caim e sua geração tenderam para o mal. A geração de Sete fará a diferença. E nós?

Imagem: Pixabay

Edição:@prodivanvelasco