Sucesso | O Segredo do Sucesso de José do Egito

Tempo de leitura: 6 minutos

O Segredo do Sucesso na Vida de José: De Escravo a Governador do Egito: “Porque Deus era com ele” (Gn 39.1-6). Ensino espiritual para sucesso.

Descobrindo O Segredo do Sucesso de José

José prosperou como escravo de Potifar no Egito, “porque Deus era com ele“. Este foi O Segredo do Sucesso na Vida de José. Potifar entregou nas mãos de José tudo quanto tinha. Deus abençoou a casa e o campo do egípcio por causa de José.

José teve sucesso não por posição política ou de autoridade humana. O sucesso dele era por estar no centro da vontade de Deus. Ele era agradável a Deus. Deus operava em seu favor. Sua vitória era a cima de tudo, moral e espiritual, mais do que política e financeira.

Todo drama vivido por José teria o objetivo de impedir o plano de Deus de salvar sua posteridade. Mas Deus era com ele para reverter toda contrariedade em bênçãos.

Duas coisas contribuirîam para a vitória na vida de José:

1 – Ele era fiel a Deus e aos seus contratos com os homens (v 9); 2 – Deus se agrada e abençoa a vida dos fieis, fazendo-os prosperar em quaisquer circunstâncias (v 2). Em José, nós temos um retrato do tipo de pessoas que agradam a Deus. E vale lembrar que estamos falando de um jovem de 17 anos.

A Fidelidade a Deus, O Segredo do Sucesso na Vida de José

Sim. José era um Jovem bonito de corpo e de boa aparência. A mulher de Potifar “pôs os olhos em José” e começou a assediá-lo. José se recusava a ceder ao assédio dela,  porque ele era fiel e tinha a confiança de Potifar. Porém, mais importante ainda, ele era fiel a Deus (v. 9). Antes de atingir aos homens, os nossos pecados atingem a Deus.

Um dia a mulher de Potifar agarrou José. Ele correu deixando sua capa. Ela chamou os guardas e acusou-o de tentar estupra-la. Ao saber disso, Potifar o mandou prender. Pense! Qualquer jovem que estivesse na situação de José naquele tempo seria morto. Por que será que Potifar não mandou matar José?

José tinha toda autoridade dada por Potifar, mas não era uma oportunista. Não usou da autoridade para tirar proveito da situação. Outros o teriam feito. Mas lealdade era uma das marcas de José, e isso é o que falta a muitas pessoas nos dias de hoje.

Se Deus se agrada dos fiéis, desagrada dos infiéis, pois Deus é Fiel. A fidelidade é virtude divina. Quando somos fieis nos identificamos com Deus. Deus abençoa homens de honra.

Rapaz Virtuoso

O procedimento de José viria combinar com o 10º mandamento (Dt 5.21): “Não cobiçarás“. O Apóstolo Paulo disse: “Pois eu não teria conhecido a concupiscência se a lei não dissesse: Não cobiçarás” (Rm 7.7b). Mas José teve consciência de pecado antes da Lei existir.

O Espírito da Lei de Deus já estava no seu coração. Isso demonstra que uma pessoa pode obedecer aos preceitos da Lei de Deus mesmo sem um mandamento específico, pois ela é a imagem e semelhança de Deus (Gn 1.26,27).

Mas José deve ter aprendido tais preceitos não só por ser intuição, mas pela tradição oral que era transmitida de pais para filhos, a respeito dos feitos Deus aos seus ancestrais. Com certeza, ele ouviu falar do pecado de Adão e de Eva, de Caim e da geração má dos tempos de Noé (Gn 4.7,8;6.5ss), e disso deve ter tirado princípios para sua vida. Por que seus irmãos não fizeram o mesmo?

Responsabilidade, respeito, honra, caráter, dignidade, fidelidade, honestidade, bondade e veracidade são características que Deus encontrou e aprovou na vida de José, e aprova na vida de qualquer pessoa, de qualquer lugar e de qualquer época. Estes são princípios eternos. São doutrinas para a vida cristã e para todas as pessoas.

Um jovem aos 17 anos resistir aos assédios de uma mulher que, com certeza era extremamente bonita (Potifar não teria mulher feia), tinha que ter muito caráter. De fato, foi por isso que ele fugiu e veio a cumprir também o mandamento apostólico (1 Co 6.18; 2 Tm 2.22).

Reflexão para Hoje

Há muita falta de preocupação com caráter, com honra e com moral nos dias de hoje. Os devassos acusam aos criastãos de um discurso moralista. Abaixo o moralismo! Mas ainda assim é melhor um discurso moralista do que um discurso imoral, libertino, devasso.

A mulher de Potifar foi caluniadora. Assim como a honra, a verdade e a fidelidade identificam a pessoa com Deus, a calúnia identifica-a com o Diabo (diábolos, grego, “caluniador”). A ação da calúnia provocou a injustiça e a opressão a José. Mas Deus era com ele e lhe deu vitória.

O Sucesso Tem Preço

A fidelidade a Deus tem um preço a pagar. José foi acusado e preso injustamente. Mas mesmo assim, como é bom ter a conscência tranquila perante Deus e os homens! Para um jovem nos dias de hoje, José seria um “babaca”. Esta é uma crença diabólica.

A crença do “levar vantagem em tudo” e tirar o máximo proveito da situação é semelhante à ação do Diabo que anda ao derredor, como caçador buscando a quem possa tragar (1 Pe 5.8).

Certamente José não era perfeito, sem pecados, mas um homem de princípios e íntegro, por que Deus era com ele. Uma pessoa pode prosperar em quaisquer circunstâncias. Se um homem ou mulher honrar a Deus, Deus não os abandonará, mas os abençoará.

O Segredo do Sucesso na Vida de José
Praia da Bica, Ilha do Governador, Foto de Júlio Padilha

Mesmo na prisão (20b-23), o Senhor era com José e “estendeu sobre ele a sua benignidade, e lhe concedeu graça aos olhos do carcereiro” (21). E o carcereiro entregou todos os presos e toda prisão sob administração de José.

Quando Deus está conosco, nós prosperamos em todas as circunstâncias, mesmo às mais difíceis. Deus abençoa as pessoas fiéis.

Fugir do assédio sexual não é caretice, nem burrice, mas esperteza (Pv 5;7). Fugindo do mal, nós  temos a amizade de Deus; de outra forma, a inimizade (2 Jo 2.15-17).

Por causa de crenças mundanas de infidelidade é que crescem os assassinatos, brigas, filhos sem pais criados por avós ou abandonados, num crecimento da injustiça, de miséria e de dor.

Princípios estes que Satanás usa para oprimir psicológica, moral, física e espiritualmente. “Um abismo chama outro abismo” (Sl 42.7). Que o injusto continue na injustiça e o sujo na sujeira (Ap 22.11), porém quem quer ter a amizade de Deus, que fuja dessas coisas.