Elias, O Profeta Estressado no Divã de Deus II

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

O Profeta Estressado no Divã de Deus, estudo baseado em 1 Rs 19, quando o profeta Elias fugiu para se esconder da perseguição do rei Acabe e sua mulher Jezabel Baixe PDF

Elias, O Profeta Estressado no Divã de Deus, foge (9-18)

Elias, O Profeta Estressado entrou numa caverna para estar no divã de Deus, onde passou a noite e lhe veio a palavra do Senhor dizendo: “Que fazes aqui, Elias?” (9). Elias falou de seu zelo pelo Senhor Deus, enquanto “os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derrubaram os teus altares, e ,mataram os teus profetas. Só eu fiquei e tentam matar-me também” (10).

Elias, O Profeta Estressado no Divã de Deus recebe tratamento adequado

Deus o chama para fora da caverna para colocar-se em Sua presença, pois Ele vai passar. Deus passou em um vento forte que despedaçou as penhas, mas o Senhor não estava no vento. Depois, em um terremoto, mas neste também o Senhor não estava (11). Depois disso, Deus passou num fogo, porém o Senhor não estava no fogo. E ainda depois, Deus passou numa voz calma e suave (12). Só então Elias sai à entrada da caverna. “ouvindo-a Elias envolveu o rosto na capa e, saindo, pôs-se à entrada da caverna”. Uma voz lhe dizia: “Que fazes aqui, Elias?” (13). Elias torna a falar do seu zelo, enquanto os filhos de Israel deixaram a aliança, derrubaram os altares, e mataram os profetas de Deus. Restou só ele e queriam matá-lo também (14).

Elias, O Profeta Estressado no Divã de Deus, é orientado por Deus

Deus lhe diz: “Vai, volta pelo teu caminho para o deserto de Damasco. Quando lá chegares, unge a Hazael rei sobre a Síria” (15) e a Jeú, rei de Israel, e a Eliseu ungirás profeta em teu lugar (16). “Quem escapar da espada da espada de Hazael, Jeú matará, e quem escapar da espada de Jeú, Eliseu o matará” (17). “Também conservei em Israel sete mil – todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda boca que não o beijou” (18).

O Horebe ou Sinai,caverna onde Elias passou a noite e o Senhor falou com Ele: “Que fazes aqui Elias?” Foi mesmo onde um dia Deus falou com Moisés e lhe deu Sua palavra (20). Agora Deus fala também com o profeta Elias. Era um lugar considerado sagrado. O lugar da presença de Deus. Por isso era chamado “o monte de Deus” (8).

O Profeta Estressado
Elias escondeu o rosto quando ouviu a voz suve de Deus. Imagem do desenho bíblico

Elias, O Profeta Estressado no Divã de Deus refugia-se em Deus

Quando estamos abatidos, tristes, desanimados, devemos buscar perseverantemente a presença de Deus. Elias investiu-se numa caminhada de “quarenta dias e quarenta noites “(8) para refugiar-se na presença bendita de Deus. A voz de Deus lhe daria forças e direção para prosseguir no seu ministério.

Muitos quando estão desanimados nem se quer vão às reuniões da igreja ao lado de sua casa ou no seu bairro.

Elias respondeu a Deus falando de seu zelo e de como os filhos de Israel estavam pecando. Aqui temos a tônica de todos os profetas, o objetivo principal da profecia: o povo deixou a aliança, derrubou os altares, e mataram os profetas (veja Mt 23.37). A partir disso o profeta chamava o povo ao arrependimento e à conversão a Deus. Isto quer dizer que o profeta olhava para trás (o pacto no Sinai, Ex 20), para a situação em que o povo se encontrava e proferia uma sentença futura. O profeta não é um mero vidente, embora haja vidência na profecia.

Elias, O Profeta Estressado no Divã de Deus, sua queixa

A queixa de Elias, como já vimos, tinha fundamento. Ele estava abatido com razão. Ele estava sofrendo de depressão por motivos reais e em decorrência de seu ministério estressante. De fato, muitos constatam que “lidar com gente é pior do que lidar com bichos”. Mas, Deus está mais interessado em gente, e não há como o profeta se esquivar. Ele terá que sair da caverna e cumprir a vontade de Deus.

Elias, O Profeta Estressado no Divã de Deus, sua cura

Mas primeiro Deus, o Psicólogo, vai curar-lhe da depressão. Elias estava no divã de Deus. A forma de tratamento é sui genris. Elias, devido aos milagres realizados, talvez pensasse que não adiantaria mais lutar, não tinha mais o que fazer. Já havia anunciado a falta de chuva, e aconteceu. Anunciara chuva, e choveu. Onde havia a última porção de comida disse que não faltaria, não faltou. Pediu para Deus descer fogo do céu, e Deus atendeu. Correu mais veloz do que os cavalos do rei. Ressuscitou um menino. Bem, o que mais poderia fazer para que o rei, a rainha e o povo se convertessem? Agora a rainha jurou-lhe de morte e ele não estava vendo como escapar, senão, fugir. Então Deus lhe mostra algumas coisas como veremos a seguir sobre Sua maneira de agir.

Elias, O Profeta Estressado no Divã de Deus, suas lições

1 – Deus não age apenas de forma sobrenatural.

Nem sempre teremos um vento destruidor, ou fogo descendo do céu, ou terremoto (At 4.24-31). Às vezes Deus age de forma mansa e tranquila. Nem sempre sua voz estremece como aconteceu quando Deus falou com Moisés ali mesmo no Monte Horebe (Ex 19.16-19). Na verdade às vezes Deus parece não dizer absolutamente nada. Alguns até pensam que Deus está morto quando Ele fica em silêncio ou fala de modo manso e tranquilo. Mas a voz de Deus é sempre operosa. A palavra dele nunca volta vazia (Is 55.11). Sempre consola a alma aflita.

2 – Elias foi ali por causa do medo e do desânimo.

Mas Deus o chamou para fora, para ele ouvir Sua voz, e para cumprir a missão profética. Mais tarde o Apóstolo Paulo diria ao jovem pastor Timóteo: “Sofre as aflições como bom soldado de Jesus Cristo” (2 Tm 2.3). Muitas vezes estamos escondidos na caverna do desânimo e do medo, mas Deus nos chama para fora. Precisamos ouvir a voz de Deus e sairmos da nossa caverna do medo. Precisamos enfrentar a vida com fé em Deus e sua Palavra.

Elias estava no “monte de Deus”, mas escondido. Muitos estão também na igreja de Deus, mas como se estivessem na caverna.

3 – Elias apresentou suas justificativas.

Ele se sentia só, como Moisés, cujo povo nem esperou ele descer do monte com a palavra de Deus (Ex 32.8). De fato, eram problemas sérios. Mas pessoas estressadas têm a tendência de aumentar, supervalorizar os problemas. Devido a isto, o pastor Gilton Morais disse: “Quase que teríamos um livro sobre as lamentações de Elias”.

Entretanto, Deus está à cima das circunstâncias difíceis que envolvem nossa vida e ministério. Paremos de lamentar nossa dificuldade e os problemas da vida. Deus é maior que tudo isso. Deus chamou Elias para fora e fez-lhe ver coisas ocultas que ele não sabia (Jr 33.3). Ele pensava estar só.

Pessoas estressadas têm visão curta. Deus mostrou a Elias que havia sete mil que não dobram os joelhos a Baal. Estes lhe serviriam de apoio. Deus mostrou-lhe o que fazer: ungir Hazael rei da Síria; e a Jéu, rei de Israel. Estes executariam justiça em Israel. Mandou, também, ungir a Eliseu como profeta em seu lugar. Mediante isso, a rainha perversa seria punida e morta (2 Rs 9). Acabe também (1 Rs 22.29s) e ele, Elias, seria aposentado e iria curtir a aposentadoria no céu, para onde viajaria numa carruagem de fogo, sem passar por nenhum stress a mais, nem mesmo o da morte (e Rs 2.11).