Profeta Estressado, Elias no Divã de Deus

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Elias, Profeta Estressado no Divã de Deus, estudo baseado em 1 Rs 19, quando o profeta Elias fugiu ao receber a ameaça de Jezabel, esposa do rei Acabe.

Profeta Estressado no Divã de Deus Teve Medo (1-3)

Elias, Profeta Estressado teve de buscar o divã de Deus, pois o rei Acabe contou a Jezabel o que Elias fizera e como matara os profetas de Baal (1). Jezabel mandou-lhe um recado jurando matá-lo (2). Elias temeu e fugiu, abandonando seu moço (3).

O profeta valente que enfrentou 450 profetas de Baal e 400 de Asera teve medo do recado de uma mulher.

Bem, não se trata de uma mulher qualquer. Como vimos anteriormente, ela era filha de Etbaal que quer dizer “Com Baal” (16.31). Então, a adoração a Baal era uma tradição de família. Jezabel demonstrou isso claramente quando “massacrou” (Bíblia de Jerusalém; Bíblia Vida Nova: “quando Jesabel exterminava”) os profetas de Iavé (18.4). Ela deixou a marca de seu temperamento perverso na história (veja cap. 21; 2 Rs 9.10,30,36). Trata-se, então, de uma mulher capaz de tudo para defender sua crença abominável.

Acabe era um homem de personalidade fraca. Jezabel tinha forte influência sobre ele. E influência demoníaca! Seus conselhos eram diabólicos (16.31, 32; 18.4; 21.7s).

Elias, Profeta Estressado no Divã de Deus teve medo ou desânimo?

Elias teve medo”. A Bíblia Vida Nova comenta que Elias não teve medo, mas desânimo e precisava estar a sós com Deus. O fato é que ele estava fazendo uma retirada e, pelas aparências não era uma estratégia, mas força das circunstâncias. Ele não via perspectivas. Sua única solução era recuar até que obtivesse a resposta clara de Iavé. O profeta que correu no poder do Senhor do Monte Carmelo até Jezreel (18.46), agora corre de medo da ameaça de uma mulher.

A Bíblia é excelente por isso: ela não esconde a fragilidade de seus personagens, mesmo os mais importantes.Tiago nos lembra de que “Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós” (Tg 5.17,18) e orou e Deus atendeu sua oração, conforme já vimos.

Todos nós temos medo. O importante é procurarmos a força que vem Deus. Deus sabe de nossas fraquezas. Ele quer ver em nós sinceridade e verdade, mesmo que essa verdade seja “Senhor, estou com medo!”

Há pessoas que tentam exercer influência sobre nós. Algumas vezes influências boas. Outras vezes, malignas, como Jezabel. Devemos permanecer atentos, e na dependencia de Dedus.

Jezabel deixou uma marca horrível na história. Qual marca nós estamos deixando em nossa história?

Elias, Profeta Estressado no Divã de Deus é sustentado por Anjos (4-8)

Elias caminhou durante um dia para o deserto. E orou: “Já basta, ó Senhor. Toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais” (4). Deitou e dormiu debaixo de um zimbro. De repente um anjo o tocou dizendo: “Levanta-te, e come” (5). Elias olhou, viu um pão cozido e uma botija de água; comeu, bebeu e tornou a deitar-se (6). O anjo tocou-lhe segunda vez e lhe disse: “Levanta-te e come, pois muito longo te será o caminho” (7).

Então ele se levantou, comeu e bebeu e, com a força daquela comida ele caminhou quarenta dias e quarenta noites até o Horebe (8).

Elias, que antes fora sustentado por corvos, agora foi sustentado também por anjos. Mas Deus é o agente, porque os corvos foram ordenados por Deus, e o anjo também, pois é o “anjo do Senhor” (7), aquele que se acampa ao redor dos que temem a Deus (Sl 34.7).

Elias, Profeta Estressado no Divã de Deus, sua lição

Há momentos na vida que nos sentimos estressados, desanimados com os embates contra o pecado e contra o mal em nós mesmos e no mundo. Lutamos também contra as crises psicológicas, depressão, dificuldades de saúde e financeira, etc. Nesses momentos temos o mesmo sentimento de Elias. Muitos até pedem a morte ou deitam-se inertes, sem força para lutar.

O pior é que muitos perdem o ânimo até para orar. Felizmente Elias falou com Deus a respeito de seu estado, e Deus enviou seu anjo para sustentá-lo.

Podemos nos sentir desanimados, mas nunca devemos deixar de orar, porque Deus responde oração e nos envia consolo e força. O nosso melhor psicólogo é Deus; e de graça. Sentemos-nos em Seu divã a cada dia e conversemos com Ele sobre nossas dores, tristezas, alegrias, vitórias e derrotas.

O desânimo de Elias tinha razão de ser. A idolatria era intensa. Um rei sem personalidade, influenciado por sua esposa perversa estava no comando do país. Outros profetas já haviam morrido (18.4). Elias enfrentou o rei 18.18). Elias estava destruindo o culto a Baal, que era defendido e protegido pela rainha (18.22s). O que ele deveria esperar?

Elias enfrentou sozinho 450 profetas (ou seriam 850? Ver 18.19). A rainha, revoltada queria matá-lo (19.2). Elias se sentiu só (19.14), numa nação de idólatras revoltados contra ele (19.14).

Por muito menos do que isto se morre de estresses nos dias de hoje. Na verdade, muitos morrem ou se enlouquecem com problemas imaginários. Os problemas de Elias ao menos eram reais.