Deveres Familiares e Sociais do Cristão

Tempo de leitura: 7 minutos

6 Deveres Familiares e Sociais do Cristão, baseado em Cl 3.18-4.1, aborda a ameaça de seitas ao verdadeiro cristianismo prático. Imagem de Gerd Altmann por Pixabay.

Antes de entrar no texto proposto para nosso estudo, vou fazer uma introdução com bases em 2.20-23, a fim de recordarmos o pano de fundo de Colossenses.

O sincretismo religioso afetava a vida da Igreja de Colossos do mesmo modo que afeta as igrejas nos dias de hoje. Misturas de crenças fazem perder a essência do autêntico Evangelho, torna-nos muito religiosos e místicos e, pouco ou nada, submissos aos ensinos do Senhor.

Algumas seitas pervertiam a fé da Igreja como os judaizantes (2.16), o ascetismo e o gnosticismo.

O Judaísmo

O cristianismo nasceu dentro do judaísmo. Os primeiros cristãos eram judeus. Não tinham a pretensão de ser uma religião à parte. Era um movimento dentro do judaísmo que admitia Jesus de Nazaré como seu Messias (Cristo), o Salvador prometido por Deus.

As autoridades judaicas recusaram Jesus como o Messias e chamavam o grupo que O aceitava de “herege” (desvio da fé e das doutrinas ortodoxias).

A princípio os cristãos eram chamados de “O Caminho” e depois, “Cristãos” (At 22.4) e eram perseguidos pelos judeus.

Sendo os primeiros cristãos oriundos do judaísmo, trouxeram costumes, preceitos e práticas judaicas para o cristianismo.

Além disso, judeus infiltrados na igreja influenciavam-na às praticas e doutrinas judaicas. Estes eram os judaizantes, cristãos que defendiam os ritos e preceitos judaicos como necessários para salvação.

Estes sempre trouxeram preocupações aos apóstolos, principalmente a Paulo, como podemos perceber na Carta aos Gálatas, escrita especialmente para corrigir tal erro (Gl 1.6ss.).

Ascetismo

Severidade com o corpo, puritanismo, como os Essênios já mencionados no primeiro estudo.  O Ascetismo é filosofia em que são refreados os prazeres mundanos e imposto à austeridade.

Purificação do corpo, para por meio da automortificação obter maior desempenho intelectual e espiritual. Fortemente influenciado pela filosofia platônica.

Gnosticismo

“Conhecimento” (gnosis). Mas neste caso, refere-se ao conhecimento místico, sobrenatural, semelhante ás religiões de mistérios, agregando várias crenças (sincretismo): místico, mágico e filosófico. Em síntese seria o movimento Nova Era, cercado de mistérios e pretenso conhecimento.

Partindo para o nosso texto em questão (3.18-4.1), precisamos responder algumas perguntas.

O que tem nosso tema e texto em questão, com o contexto descrito acima?

Em primeiro lugar, Cristo é centro do viver e do serviço cristão. Os versos chaves são 23,24. Não há nenhum outro elemento, quer judaico, quer filosófico, ascético ou sincrético. O fundamento único e absoluto da vida cristã é Cristo, em conformidade unicamente com as Escrituras.

Em segundo lugar, dentro destes princípios, baseamos nossa vida de oração, devoção e testemunho para com os que estão dentro da família e, para os que estão fora, na sociedade em geral.

Encontramos e nos relacionamos com muitas pessoas sincréticas. Pessoas que creem em Jesus como mais um santo entre outros. Para o cristão protestante autêntico, Jesus é único e absoluto Senhor e Salvador. Ele não precisa de salvadores associados, pois Ele é Deus (1.12-19).

Em terceiro lugar, o envolvimento com o sincretismo, por exemplo, o ascetismo, levaria os crentes a uma vida antissocial, voltada para si mesmo, sem condições para o convívio familiar e para o serviço comunitário.

A vida cristã está intimamente relacionada com Deus e com o próximo, a começar de nossa casa. Sendo assim, quais são os 6 Deveres Familiares e Sociais do Cristão?

Deveres Familiares e Sociais do Cristão 1 diz respeito ao que as mulheres devem aos seus maridos?

Isso mesmo, SUB-MIS-SÃO.

Mas que tipo de submissão?

O vocábulo grego usado quer dizer: subordinar, sujeitar, obedecer.

Considerações:

                 Paulo manda a submissão por algumas razões:

  1. É a maneira de se manter a comunhão fortalecida e nos tornarmos “um” com os outros. Onde não há submissão, há desunião, disputas.
  2. O modelo para a submissão da esposa é o mais alto; é do próprio Senhor (18, 23,24). Cristo é UM com o Pai e com o Espírito Santo porque foi submisso em sua missão (Fp 2.5-11). Acomodou-se voluntariamente à vontade do Pai. Não há submissão verdadeira que não seja também, voluntária.
  3. Havia lares cujas esposas não eram submissas e podia-se ver a desordem familiar consequente. Isto é bem comum nos dias de hoje. Entretanto, a família cristã precisa oferecer uma contracultura, um modelo diferente, família eficaz.
  4. A subordinação da esposa é ao marido cristão ou que, não sendo cristão, consente em coabitar com seu cônjuge cristão (1 Co 7.10-16). Isso quer dizer que há acordo consciente da condição de cada um. Entretanto o melhor é unir cristãos com cristãos (1 Co 7.39; 2 Co 6.14-18). Ou seja, a subordinação é dentro de uma aliança de amor que, por isso mesmo, deve ser cordial, amável.

Deveres Familiares e Sociais do Cristão 2 – O que os maridos devem as suas esposas?

Exatamente, AMOR .

Mas que amor? Aqui a palavra é ágape. Descreve um tipo de amor diferente do amor romântico, do amor amigo (Eros e filos). Ágape é amor tipo o de Deus demonstrado em Cristo. Assim o amor do marido deve ser semelhante ao de Cristo pela Igreja (v 23,24; Ef 5.25). Amor abnegado, sacrificial. Quem ama, não maltrata; não trata com injustiça (ver as virtudes do amor em 1 Co 13).

Considerações:

  1. No judaísmo que os judaizantes insistiam em ensinar, as mulheres nem eram contadas. Às vezes tratadas como objetos.
  2. Paulo manda amar e tratar bem, porque era comum na sociedade da época, até mesmo na igreja, os maridos não amar e tratar mal.
família crista, estiulo de vida
Família cristã, imagem
Pixabay

3º Dever Familiar e Social do Cristão – O que os filhos devem a seus pais? (20).

Respondam filhos: O-BE-DI-EN-CIA.

Por quê?

Veja que a base da ação está sempre relacionada ou subordinada ao Senhor.

Todas as nossas obras devem ser feitas em Cristo e para Cristo. Só assim, as obras têm valor diante de Deus.

É culto. Sim! Culto não é só cantar, orar e pregar nas reuniões da igreja, mas também quando o coração e a vontade se dobram em obediência aos pais porque é um mandamento do Senhor.

Aliás, todos os princípios encontrados aqui, como os que já foram ditos: obediência dos filhos, subordinação das esposas, amor dos maridos por suas esposas à semelhança do amor de Cristo pela igreja, se não for praticado anula o culto. Ou seja, o culto não é aceito por Deus (1 Pe 3.7; Mt 5.24).

4º Dever Familiar e Social do Cristão – O que os pais devem aos seus filhos?

Pais, respondam: NÃO DEVO IRRITAR MEUS FILHOS.

Antes de tratar com a vara, trate com a Palavra. Não tenha pressa de castigar.

Disciplinar significa impor disciplina, que, no caso, é do Senhor (Ef 6.4). O Objetivo da disciplina é “a recompensa da herança” (24).

Deveres Familiares e Sociais do Cristão 5 – O que os empregados devem aos patrões?

Serviço honesto, com presteza, sincero. O contexto era de um mercado de trabalho com muitos empregados domésticos. Alguns só trabalhavam direito se estivesse sob observação do patrão.

Paulo ordena aos cristãos a serem diferentes. A serem honestos, sinceros, servir “em singeleza de coração” e “no temor do Senhor” (22).

 Meditar: o empregado que serve no estilo bíblico adquire confiança de seus patrões. Passa a ter a marca da responsabilidade e da honestidade. Com certeza receberá também o lucro.

Deveres Familiares e Sociais do Cristão 6 – O que os patrões devem aos empregados?

Tratar com justiça e equidade, conscientes de que têm um Senhor sobre eles (4.1).

Assim vamos cultuar ao nosso Deus: ESPOSAS sendo submissas; MARIDOS amando e tratando com delicadeza; FILHOS obedecendo aos pais no Senhor; EMPREGADOS servindo com presteza e honestidade; PATRÕES tratando com justiça.