Senna Rugosa Fabaceae No Cerrado

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Sucesso Vital apresenta a Senna Rugosa em plena temporada no cerrado. Veja a ficha neste post, os nomes populares e alguns usos e outros tipos desta linda planta nativa do cerrado do Distrito Federal – Brasil.

Senna Rugosa
Senna Rugosa Fabaceae

Ficha da Senna Rugosa

Esta é uma planta de Hábito Arbusto. Sua Fitofisionomia ou Habitat é a mata de galeria, cerrado (lato sensu), vereda, campo sujo, campo limpo, carrasco. 

Distribuição: PA, TO, RO, MA, PI, CE, PE, BA, MT, GO, DF, MS, MG, SP, PR.

Local da foto: Ceilândia-DF.

Foto: @prodivanvelasco

Outros Tipos de Senna

Além deste tipo, há ainda outros, bem parecidos: A Senna Pendula, Senna Macranthera. Infelizmente sem imagens até o momento.

Outros Nomes de Senna Rugosa

Esta planta também é conhecida como casiruba, do tupi guarani, que significa “erva frutífera da raiz preta”. É conhecida também como Alcaçuz bravo, Amendoeirana, Boi gordo, Cabo verde, Fedegoso preto, Infalível, Manduíi, Sene, Raiz preta, Raiz de corvo e Unha de Boi.

Estamos em plena temporada das flores. Os frutos são vagens, que quando maduras, são escuras conforme pode ser constatado no vídeo abaixo. O amadurecimento é entre junho a agosto.

Usos de Senna Rugosa

Esta é uma bela sugestão para cultivo em jardins.

Também na medicina popular ela oferece tratamento anti-inflamatórias, antídoto contra picada de cobra e contra feridas ocasionais.

Com lindas flores amarelas combinando com a luz do sol, contrastando com o céu azul do Planalto Central e o mato seco do cerrado, esta é uma das estrelas de outono-inverno. 

Sucesso Vital acompanhará a mais essa temporada, dessa e de outras muitas flores e frutos do cerrado nas estações de maiores produtividade: inverno-primavera, isto é junho a setembro. Acompanhe nossas postagens e fique por dentro das belezas naturais da flora do cerrado do Distrito Federal.

Fonte:

1 – Colecionando Frutas

2 – Guia de Campo