Stund Up De Deus Na Vida de Abraão e Sara

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Neste Post, veremos O Stund Up De Deus Na Vida de Abraão e de Sara: O Stund Up Com A Vida de Idosos; O Stund Up De Deus Na Vida de Abraão na Visão de Seus Contemporâneos e O Stund Up da Salvação.

Gênesis, capítulo 16 termina dizendo que Abrão tinha 86 anos quando nasceu Ismael. Gênesis, capítulo 17 começa dizendo Deus apareceu para Abrão quando ele tinha 99 anos, quando lhe fez promessas que mais parecia piada, um Stund

Up De Deus Na Vida de Abraão e de Sara.

Às vezes pensamos que Deus falava com Abrão todos os dias, em todos os momentos. Mas aqui, Deus ficou 13 anos em silêncio. Isto é muito tempo para quem aguarda o cumprimento de uma promessa cuja realização é comprometida com a idade. Abrão e Sarai tinham passado do limite da espera. Não tinham mais nenhuma possibilidade de gerar um filho. Este é o momento propício para Deus que se apresenta como Todo-Poderoso (El-Shaday), cujo poder se aperfeiçoa na fraqueza (2 Co 12.9).

O Stund Up Com A Vida de Idosos

O Stund Up Com A Vida de Idosos é encenação cômica com o drama de pessoas em idade avançada. Na vida de Abrão, Deus continua fazendo promessas de dar uma posteridade numerosa a um velhinho no fim da linha. Como diria alguns: “bananeira que não dá mais cacho”. Além disso, casado com uma velhinha de 90 anos, estéril desde jovem. Far-te-ei fecundo extraordinariamente”, diz-lhe o Senhor (v5). No capítulo 15, de mesmo teor diz: “E creu ele no Senhor, e imputou-lhe isto por justiça (15.6). Esta foi a maior piada da história do Velho Testamento.

O Stund Up De Deus Na Vida de Abraão e Sara Para Seus Contemporâneos

Abrão e Sarai eram uma piada eterna para seus contemporâneos. Abrão quer dizer “pai exaltado“. Neste capítulo 17, seu nome é mudado para Abraão. Este acréscimo está relacionado ao cumprimento da promessa de fertilidade aos 99 anos, para torná-lo “pai de numerosas nações” (v5). Sarai receberia, a partir daqui, o nome de Sara, Princesa.

Ambos os nomes estavam relacionados à posteridade numerosa. Este era o sonho dos pais deles quando lhes deram estes nomes. Era o sonho deles desde jovem. As pessoas quando ouviam os nomes “Abrão” e “Sarai” pensavam num casal cheio de filhos. Porém, o que viam era um casal de velhinhos rico sem nenhum descendente a quem deixar seus bens. Uma piada.

O Stund Up da Salvação

Sim. Eles eram uma piada de Deus. Este casal falido, mas esperançoso, seria instrumento da ação redentora de Deus na história. Eles não seriam fecundos por si mesmos. Não encontrariam nenhum elixir revigorante na terra que os rejuvenescessem, e os curassem a ponto de se tornarem grande nação. Deus é o Agente na providência da salvação deles e nossa. De sua descendência viria o Salvador de todos os crentes como ele (Gl 3.7). Deus é quem lhes daria riso (Isaque – 18.11,12; 21.5-7). Este foi stund up de Deus.

Seja Você Também Um Stund Up de Deus

Muitas pessoas com dramas semelhantes ao de Abraão e de Sara se suicidam porquanto não aguentam esperar. Estes não conseguem crer em Deus, que opera o impossível. “É ridículo”, pensam.

Muitos não aguentam viver com a vergonha do fracasso, da insignificância, de não produzir os resultados que o mundo espera que produzam. Entretanto, Abraão e Sara esperaram em Deus até o último limite da esperança. Isto se chama fé: “o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem(Hebreus 11:1 ); fé de Abraão, o pai da fé (Rm 4.16).

Finalmente, para os crentes em Iavé não há fim, mas recomeço sempre e eternamente. Creia em Deus e Ele transformará sua vida numa peça de stund up para sua alegria. O mundo pode rir de você por todo o tempo, mas Deus trará o novo tempo de alegria sem fim em sua existência (Ap 21.5). Abraão e Sara esperaram até o último limite da fronteira da vida, mas receberam Isaque (Riso) como no desfecho de uma piada. 

Noutro post, abordaremos o pacto de Deus com Abraão, o sinal do pacto (circuncisão) e a mudança de nome ainda neste capítulo.