Evangelho, Quatro Moribundos Anunciam Vida

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Evangelho, Quatro Moribundos Anunciam Vida no texto seguinte: “E quatro homens leprosos estavam à entrada da porta, os quais disseram uns aos outros: Para que estaremos nós aqui até morrermos?

Se dissermos: Entremos na cidade, há fome na cidade, e morreremos aí; e se ficarmos aqui, também morreremos. Vamos nós, pois, agora, e passemos para o arraial dos sírios; se nos deixarem viver, viveremos, e se nos matarem, tão somente morreremos.

E levantaram-se ao crepúsculo, para irem ao arraial dos sírios; e, chegando à entrada do arraial dos sírios, eis que não havia ali ninguém.

Porque o Senhor fizera ouvir no arraial dos sírios ruído de carros e ruído de cavalos, como o ruído de um grande exército; de maneira que disseram uns aos outros: Eis que o rei de Israel alugou contra nós os reis dos heteus e os reis dos egípcios, para virem contra nós.

Por isso se levantaram, e fugiram no crepúsculo, e deixaram as suas tendas, os seus cavalos, os seus jumentos e o arraial como estava; e fugiram para salvarem a sua vida.

Chegando, pois, estes leprosos à entrada do arraial, entraram numa tenda, e comeram, beberam e tomaram dali prata, ouro e roupas, e foram e os esconderam; então voltaram, e entraram em outra tenda, e dali também tomaram alguma coisa e a esconderam.

Então disseram uns para os outros: Não fazemos bem; este dia é dia de boas novas, e nos calamos; se esperarmos até à luz da manhã, algum mal nos sobrevirá; por isso agora vamos, e o anunciaremos à casa do rei “(2 Reis 7:3-9).

O que é Evangelho? Evangelho (Gr. euangelion) significa Boas Novas, Boas Notícias; Euangelizo, “pregar ou anunciar boas novas”, “proclamar”, “pregar”.

Mas quais são as Boas Notícias pregadas pelo Evangelho? Simplificando, a mensagem do Evangelho é: Há vida em Jesus.

Porém, explicando só assim, muitos ainda ficam sem entender, pois não conseguem estabelecer o elo entre sua história e a mensagem do Evangelho. O indivíduo primeiro precisa conhecer sua história de morte, para depois, entender a vida anunciada pelo Evangelho. Ele precisa saber como a morte entrou para história da humanidade, como veio existir a dor, a separação, a escravidão, o mal, enfim, toda desgraça, e que esta é consequência do pecado.

O Evangelho é eterno (Ap 14.6). Ele foi criado na eternidade, mas teve objetivo consumado no seu auge, com o sacrifício de Cristo na cruz (Ef 3.5), a essência do Evangelho: O Santo morrendo pelos pecadores; moribundo anunciando vida.

O que aconteceu na cruz já estava previsto e determinado na eternidade, antes da fundação do mundo (Ef 1.4) e é a expressão máxima do Evangelho.

Pois bem, você deve ter se perguntado o que isso tem a ver com os quatro leprosos do texto acima. Isso mesmo: Quatro Moribundos Anunciam Vida.

Veja os fatos. A Cidade de Samaria estava cercada pelos Sírios. O sítio estava longo. A cidade era cercada com muro. Por isso os Sírios não conseguiam entrar. Mas, a população da cidade não poderia sair para se abastecer, e nem mercadores poderiam entrar levando alimento. Era o mais forte embargo econômico. A fome era intensa. Eles estavam no auge do desespero.

Os quatro leprosos não podiam entrar na cidade. A lei lhes proibia do convívio com os outros concidadãos e familiares para evitar o contágio (Lv 14). Se eles entrassem na cidade também não adiantaria nada. Não tinha vida lá dentro, mas fome e tristeza. Se ficassem do lado de fora, a lepra estava consumindo-os e morreriam também. Arriscaram ir ao arraial dos Sírios. O máximo que poderia acontecer seria encontrar a morte mais cedo.

Aqueles homens não tinham esperança de vida, mas se tornaram os mais importantes anunciadores de vida. Eles foram ao arraial dos Sírios e descobriram que Deus tinha provocado o medo nos Sirios e que estes abandonaram o acampamento deixando todos os bens é víveres. Havia alimento para promover a fartura anunciada pelo profeta Eliseu (2 Rs 7.1).

Depois de comerem e beberem à vontade, eles tiveram um despertamento de consciência de que deveriam anunciar aquelas Boas Novas à cidade. E assim o fizeram, e a cidade recebeu o consolo daquela Boa Notícia.

Analise bem a situação: Aqueles quatro homens sem esperança, anunciaram esperança; sem vida, anunciaram vida abundante.

Não. Eles não ficaram revoltados contra Deus e nem contra as pessoas. Não agiram com apatia e nem com vingança. Eles eram moribundos anunciando vida.

Agora, atente para isso, Deus permitiu que aqueles homens sofressem lepra e ficassem de fora da cidade, rejeitados e abatidos, para torná-los proclamadores de vida. Eles foram preparados para aquele momento crucial. Se não fosse pela instrumentalidade deles a cidade teria perecido.

Tomando como exemplo aqueles homens, Evangelho é aquele que está morrendo como consequência da lepra do pecado, encontrar vida em Jesus e anunciar a outros. Muitas vezes nós estamos exatamente como aqueles homens: doentes física e emocionalmente. Os nossos corpos moribundos com enfermidades incuráveis. Bloqueados na esperança de salvação para esta vida, mas com a certeza da vida eterna em Cristo. Então, anunciamos aos outros: Há vida em Jesus.

Por que isso? Porque nós temos a vitória que vence o mundo: a nossa fé em Cristo (1 João 5:4). Porque nós sabemos que o nosso Deus é poderoso para transformar a nossa morte em vida, “Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente” (2 Cor 4.17).

A palavra Evangelho tem sido deturpada nos dias de hoje, mas você e eu que temos despertadas nossas consciências, anunciemos que há vida em Jesus.