O Arrebatamento de Elias: Aposentadoria Profética

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

O Arrebatamento de Elias: Aposentadoria Profética, estudo do Profeta Elias, baseado em 2 Rs 2.1-11. O ministério só acabou quando Deus o levou para o céu. Mas outro, Eliseu, foi chamado para ser o novo “pai dos profetas”.Baixe o PDF.

O Arrebatamento de Elias
O Arrebatamento de Elias numa carruagem de fogo

Em 1 Rs 19.16, Deus mandou Elias ungir a Eliseu como profeta em seu lugar. Agora chegou o momento de transferir o ministério profético para Eliseu. Eliseu passaria a ser o novo pai dos profetas.

O Arrebatamento de Elias e o Novel Profeta, Eliseu.

A transferência foi feita de modo impressionante. Elias parecia querer fugir de Eliseu, mas este não o deixava escapar. Elias disse que iria a Betel (2), depois que iria a Jericó (4), e depois que iria ao Jordão (6), mas Eliseu lhe responde: “Tão certo como Deus vive e tu vives, tão certo também não te deixarei” (2, 4, 6). Eliseu não estava querendo evitar que Elias fosse arrebatado. Ele queria “porção dobrada” do espírito de Elias (9).

Temos que ter cuidado para não nos encantarmos com Eliseu, este personagem brilhante, pois nosso estudo é sobre Elias. Mas a ambição de Eliseu era receber a unção de seu mestre, para continuar o ministério profético como o primogênito dentre os filhos dos profetas, depois de Elias (A primogenitura dava direitos e privilégios ao primogênito de ser o chefe da família, de ter herança em dobro. Podia ser vendido (Gn 25; 29; 34).

Hoje nós somos discípulos do profeta maior que Elias, maior que Eliseu e maior que todos os profetas: Jesus. Andemos juntos de nosso Mestre. Ambicionemos maior porção da unção de seu Espírito de sabedoria, de poder, de submissão, e de fé. Vigiemos e oremos em todo tempo juntos de nosso Senhor e Mestre (Ef 6.14; 1 Ts 5.17).

O Arrebatamento de Elias Já Era Previsto.

O arrebatamento de Elias já era previsto pelos “filhos dos profetas” (Os irmãos profetas – Bíblia de Jerusalém – Era uma escola de profetas que tinha Elias como mestre, e depois dele, Eliseu. Havia duas: uma em Betel, v. 3, e outra em Jericó, v. 5). Eliseu já sabia que Deus levaria Elias de algum modo estranho. Por isso ele disse aos seus companheiros que ficassem quietos (3,5). Amós constataria, talvez por isso mesmo, que “certamente o Senhor Deus não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas” (Am 3.7). Elias estava prestes a se aposentar e Deus estava revelando isto aos seus companheiros.

Trata-se, certamente, de algo importante. Deus não arrebataria qualquer pessoa por qualquer motivo. Ele só leva para junto de Si, pessoas que lhe agradam (Gn 5.24). Ele estaria levando o Seu profeta, o Seu porta-voz fiel e submisso. Esta seria a marca de Elias na história de Israel e da Igreja. Ele seria admirado por andar com Deus, por ser “homem de Deus”, profeta de Iavé. O pai dos profetas.

Hoje nós precisamos ser homens e mulheres da estirpe de Elias, que deixem as mesmas marcas dele na história, abençoando a geração presente e a vindoura com vidas virtuosas. Mulheres e homens virtuosos, quem achará? (Pv 31.10). Eliseu e Elias o foram. Que nós sejamos também em Cristo Jesus.

O Arrebatamento de Elias e A Comunidade Profética

Quando Deus mandou o profeta ir a Jericó, enviou-lhe também ao Jordão. O povo de Israel atravessara este rio a pé enxuto, num tempo de cheia, comandado por Josué (Veja Js 3). Agora o poder que outrora agira em Josué e no povo recém-nascido em aliança com Deus, concentrava-se apenas na comunidade profética, representada por Elias e seu substituto, Eliseu (8). Deus queria que o povo fosse uma comunidade de profetas. Este foi um dos objetivos da eleição de Israel, como descendente de Abraão (Gn 12.1-3).

A igreja foi constituída por Cristo para o mesmo fim (Mt 28.19-20; At 1.8; 1 Pe 2.9). Se esta se calar, estará perdendo o poder, tal como Israel. A igreja não é uma comunidade de profetas, mas muito mais que isso. Ela é o corpo do Senhor Jesus, que, portanto, precisa expressar a vontade do Senhor, Cabeça (Líder) do Corpo. Nossa escola não é a de Elias, mas daquele que é maior que Elias, Jesus, o Filho amado de Deus, a quem devemos ouvir (Lc 9.28-36).

A igreja que não proclama Cristo perde sua unção, seu poder, e pode ser extinta pelo próprio Senhor (A 2.5), pois será como luz colocada debaixo da mesa, que não brilha; e sal que não salga e, portanto, inútil (Mt 5.13-20).

O Arrebatamento de Elias Num Redemoinho

Elias foi separado de seu companheiro por um carro de fogo, com cavalos de fogo e subiu ao céu num redemoinho (11). O carro era o instrumento de guerra mais poderoso da época, e fogo, a força mais destruidora que a ciência conhecia (Bíblia Vida Nova).

Foi acentuada a dignidade do profeta que conseguiu com que Deus manifestasse seu poder de forma sobrenatural (1 Rs 19.11) Elias estava partindo, mas Deus o estava levando com dignidade e honra de um embaixador dos céus. Deus seria conhecido não mais somente como Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó (Israel), mas também como o Deus de Elias (15). Elias passou então, a ser o pai dos profetas, representando a todos eles (Lc 9.28-36). E foi gozar sua aposentadoria no céu.

Eliseu conseguiu sua tão almejada “porção dobrada” e foi outro excelente personagem. Mas esta é outra história.

Para nós fica a lição: Persigamos ao nosso Senhor Jesus bem de perto em busca de porção dobrada de seu Espírito.

O Profeta só é aposentado quando Deus o chama para o céu.