Filhos de Deus, Filhas dos Homens, Nefilins

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Quem eram os Filhos de Deus que se casaram com as filhas dos homens? E os Nefilins? Baixe o PDF

Recapitulando, Já vimos que houve um primeiro julgamento. Este aconteceu no Edén quando Adão e Eva pecaram (Gên 3). Eles e toda a terra foram amaldiçoados por Deus. Eles também foram expulsos do paraíso, o qual lhes ficou proibido a partir de então.

Tal proibição de entrar no paraíso é a perda comunhão de toda humanidade descendente de Adão com Deus, “pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus” (Rm 3.23). Filho de pecador é pecadorzinho.

Teremos ainda outros julgamentos. Gênesis é o livro dos começos também do julgamento. Apenas para fins de esboçarmos o assunto de modo devocional abordaremos nos próximos posts o segundo e o terceiro julgamentos de Deus em Gênesis  (6.1-10.32).

Segundo Julgamento: O Julgamento de Caim (Gên 4).

Com o assassinato de Abel, Caim também foi julgado, amaldiçoado por Deus e seguiu na criação de uma sociedade sem Deus, “errante”. Por isso sua geração ficou esquecida para dar lugar à nova geração de Adão, com Sete que seria um substituto de Abel. Este teria uma geração direta de Adão que esperava ser pura, incontaminada com os pecados de Caim.

Esta nova geração parece ter conseguido avançar na santidade, invocando a Deus, andando com Deus. Ela produziu homens como Enoque, que foi tomado por Deus (5.22-24) e a Noé que também “andava com Deus” (6.8,9) o qual foi salvo com sua família e serviu de meio de salvação para a posteridade. Isto porque se a história tivesse acabado ali ninguém veria o Salvador, Jesus.

O Terceiro Julgamento Será O Dilúvio

Veremos como no meio de uma geração má, Noé andou com Deus e seguiu obediente na construção da arca onde ele e sua família se salvarão.

Nós veremos também quem eram os nefilins e o casamento dos “filhos de Deus” com as “filhas dos homens”. Quem eram esses “filhos de Deus”?

O segredo para a salvação é andar com Deus.

Deus quer que andemos com Ele.

O Casamento dos Filhos de Deus Com As Filhas Dos Homens (6.1-7)

Este é um texto “cheio de mistérios” somente por causa do casamento entre os “filhos de Deus” e as “filhas dos homens”. Quem seriam esses “filhos de Deus” que se interessaram ao ponto de se casarem com as “filhas dos homens”? Há muitas de interpretações dessa passagem. Não vamos discorre-las, pois, nosso propósito com esses estudos de Gênesis é mais devocional e não, estudá-lo profundamente. Caso queiram saber mais veja aqui.

Qual A Melhor Interpretação?

De todas as hipóteses apontadas para interpretar este texto a que parece mais absurda é a que defende que os “filhos de Deus” eram extraterrestres. Isto demonstra como cada um quer ver algo mágico no texto, quer vê-lo com seus próprios óculos, embaçados pela sua cultura, crenças, religiões e valores.

Porém, o texto bíblico precisa ser visto a partir do próprio texto e de seu contexto imediato, em consonância com o seu contexto geral, sem deturpações. Nestes estudos estamos preferindo interpretar os fatos bíblicos com a própria Bíblia.

Seguindo este princípio, a interpretação desse texto que mais se aproxima do ensino geral das Escrituras é que “filhos de Deus” seria a geração de Adão com a linhagem Sete, substituto de Abel, o aprovado por Deus. Enquanto que as “filhas dos homens” eram da descendência de Caim, pervertida e errante (Gên 4.12). No decorrer de nossa meditação, citaremos textos bíblicos que concordam com esta interpretação.

É clara a distinção entre ambas as gerações de Caim e de Sete. Caim cometeu assassinato e seu descendente também (4.23-24); sua descendência seguiu errante com a criação da bigamia (4.19); criou uma sociedade empreendedora, ao que parece, autossuficiente.

Ao passo que Sete iniciou uma geração de adoradores: “daí se começou a invocar o nome do Senhor” (5.26).

Nessa geração santa há duas grandes notas de dois de seus personagens: 1 – “Enoque andou com Deus e já não era, porque Deus o tomou para si” (5.24) e; 2 – “Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor. Estas são as gerações de Noé. Noé era homem justo e perfeito em suas gerações; Noé andava com Deus”.
(Gên. 6:8,9).

Trata-se, portanto, de uma geração que proporcionou ao mundo homens tão santos que Deus tomou a um deles, e usou a outro para recomeçar a história e cumprir seus propósitos.

Quem Eram Os “Filhos de Deus”?

Filhos de Deus” são os da geração que andava com Deus. Já as “filhas dos homens”, eram as mulheres da geração de Caim ou da mesma índole.

Isto está mais de acordo com os outros textos bíblicos que proíbem o casamento entre o povo de Deus com outros povos, especialmente os incrédulos (Dt 7.3,4; Js 23.12; 1Rs 11.2).

Quem Eram Os Nefilins?

O problema seria explicar a presença dos nefilins (“Caídos”, segundo Isaltino). Conforme 6.4, estes não foram consequências do “casamento entre filhos de Deus e filhas dos homens”, pois já estavam na terra (6.4). Continuaram a existir depois do suposto casamento.

Porém, o que devemos notar com certeza é que eles foram, em todos os sentidos, ou se tornaram diferentes dos que são “filhos de Deus” de fato. O entendimento bíblico é que os “filhos de Deus” são totalmente diferentes de anjos caídos (demônios e seu líder, Satanás). Os filhos de Deus são diferentes (1 Jo 3.10). Eles são guiados pelo Espírito de Deus (Rm 8.14). Em Jó 1.6, Satanás se apresentou como intruso entre os filhos de Deus.

O que é notável com os tais “nefilins” é que a maldade cresceu de tal maneira que Deus os reprovou totalmente a ponto de mandar o dilúvio.

Geração Santa (Filhos de Deus) Contaminada Pelo Mal

A geração santa, “filhos de Deus” se contaminou com as filhas dos homens caídos no pecado. Dessa geração santa, de Sete, só restou Noé (6.8-12). “Até mesmo a mulher de Noé e seus filhos só foram salvos por causa da aliança de Deus com Noé” (Pr Carlos André de Amorim).

O texto é enfático ao repetir que a terra estava corrompida pela maldade do homem (6.5-7,11,13). Mesmo que alguém não queira admitir que os “filhos de Deus” eram da geração de Sete, e defenda qualquer outra hipótese, o que fica claro é que eles eram pervertidos juntos com todos os demais. Com eles houve uma perversão globalizada.

Segundo o Professor Adauto Lourenço, já havia “de 700 milhões a 2 bilhões de habitantes” na terra. Todos pereceram. Dentre todos, Deus só achou Noé que era digno de graça e misericórdia.

Portanto, os nefilins foram gigantes e famosos na maldade e, por isso, foram reprovados por Deus e exterminados no dilúvio. Por que admirá-los?

A influência deles viria de um Livro Apócrifo, o Livro de Enoque. Mas não foi Enoque quem o escreveu. Os livros recebiam nomes de personagens famosos a fim de dar-lhes crédito e receberem aceitação popular. São chamados de pseudoepígrafos. Podiam, inclusive, conter algo mais pessoal do personagem de quem tomavam o nome.

Nós não estudaremos sobre as questões do livro de Enoque. Caso tenha interesse em ver mais, veja o vídeo do Dr. Rodrigo Silva.

Outros Gigantes Caídos

Outros gigantes na história tão poderosos, talvez como os nefilins, caíram por causa de casamentos proibidos por Deus. Os dois mais famosos foram Sansão e Salomão.

Sansão desprezou os mandamentos de Deus e os conselhos de seus país e casou-se com mulheres estrangeiras (Jz 14).

Salomão seguiu o mesmo caminho de desobediência. Suas esposas o fizeram pecar contra Deus. Ele era grande rei Salomão, homem admirado por sua sabedoria e poder, que caiu por causa de seus casamentos proibidos (Ne 13.26; 1 Rs 11.3).