A Criação da Luz: A luz Já Existia Antes da Criação da Luz

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Há uma luz que foi criada e a Luz que já existia e existirá para sempre, mesmo que todas as trevas venham à terra.

E disse Deus: Haja luz; e houve luz.
A Criação da Luz: Uma Luz Foi Criada, A luz Já Existia

1º Dia. A criação da Luz – Continuação (Gn. 1.3,4; 14-18) 

A Criação da Luz: Deus reage logo contra as trevas e o caos e ordena a luz. Mas veja que o sol e a lua só são criados nos versos 14-18. A luz antecede, portanto, a estes (Ap 22.5). Ela não foi criada, mas revelada. Broadmam diz que esta é a primogênita da criação de Deus pela palavra e põe-na em conexão com o Logos de João 1.1-14, o Unigênito que se fez carne e habitou entre nós (Bíblia Online):

Disse Deus: Haja luz; e houve luz.” (3). A palavra de Deus é lei, é poder. “Porque falou, e foi feito; mandou, e logo apareceu” (Sl 33.9; 148.6).

Além de revelar a luz, Deus faz separação entre a luz e as trevas (4). Tal separação, ainda que das trevas e da luz físicas, caracteriza separação entre a luz e as trevas espirituais, entre o bem e o mal:

Disse-lhes, pois, Jesus: A luz ainda está convosco por um pouco de tempo. Andai enquanto tendes luz, para que as trevas não vos apanhem; pois quem anda nas trevas não sabe para onde vai. (João 12:35).

 Outra vez vos escrevo um mandamento novo, que é verdadeiro nele e em vós; porque vão passando as trevas, e já a verdadeira luz ilumina (1 João 2:8).

Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? (2 Coríntios 6:14).

 Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz (Efésios 5:8).

 Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem das trevas luz, e da luz trevas; e fazem do amargo doce, e do doce amargo! (Isaías 5:20).

 E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os ilumina; e reinarão para todo o sempre (Apocalipse 22:5).

A Autoridade do Criador sobre a Luz Criada e As Trevas

Deus as nomeou: “Chamou Deus à luz Dia e às trevas Noite” (5). Quem nomeia tem autoridade sobre a coisa nomeada. Deus nomeia porque tem autoridade suprema sobre tudo e todos. Mesmo agora, a revelação aponta para um tempo em que Deus será tudo em todos:

E, quando todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então também o mesmo Filho se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos(1 Coríntios 15:28)

A Criação da Luz: Necessária à Vida que Seria Criada

A luz é indispensável à vida humana: A luz física e a espiritual. Deus fez o homem com mecanismos e capacidade de ver. Seria ato incompreensível se não houvesse luz. A mesma é imprescindível para o desenvolvimento físico e biológico do homem.

Finalmente, consideremos as palavras de 1 João 1.5-7:

E esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é luz, e não há nele trevas nenhumas.
Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade.
Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.

Assuntos relacionados:https://sucessovital.com.br/reflexoes-sobre-o-livro-de-genesis/

https://sucessovital.com.br/razoes-para-estudarmos-o-livro-de-genesis/

https://sucessovital.com.br/genesis-1/