Orientação Pastoral Para A Vitória Cristã

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Orientação Pastoral Para Vencer O Mundo em adoração a Deus. Como é possível? O culto cristão tem sofrido influências do mundo. Desde o cantar músicas com conteúdo bíblico e religioso, até às crenças e valores que automatizam ações cotidianas precisam ser reinterpretadas seguindo o conselho bíblico. O verso de 1 Pe. 5.6 nos ensina como e onde o cristão deve estar para adorar a Deus verdadeiramente e vencer o mundo:

“Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte

Orientação Pastoral Contra As Influências Mudanas

O cristão deste século é mais um dentre tantos de seu tempo, secularista. Como tal, é mais um iludido pela falsa liberdade deste mundo, que o torna, obrigatoriamente, um consumista de crenças com aparência de santa.

Isto é natural, pois todo indivíduo acaba se tornando um produto do meio onde vive, senão totalmente, parcialmente. O mundo atual tem adoecido a muitos com sua cultura mundana.

As influências negativas do mundo sobre as pessoas são fortes, pois são audiovisuais, por meio da mídia. Neste quesito entra em ação um ingrediente de marketing: a propaganda publicitária. Esta procura enaltecer um produto, tornar a ele atraente pelas suas qualidades (nunca os defeitos), seus resultados e benefícios, reais ou não.

Bem, isto não é novo. Mesmo no início, um marqueteiro entrou num jardim de cheiro suave e usou um animalzinho esperto (pobre bichinho!), e com suas propagandas enganosas seduziu nossos primeiros pais a fazer o que Deus havia proibido. Poluiu o jardim.

Muitas crenças deste mundo são poluidoras, adoecedoras. Os valores pervertidos apresentam-se como um lindo fruto. Crenças erradas sobre valor pessoal se apresenta como fashion, estilosa, popular. E de popularidade todo ser humano gosta.

Orientação Pastoral Contra Valores Errados

Então, nasce a corrida em buscar de um pedestal de glória. Mesmo nas igrejas (inclusive nos templos há um palco que pode servir para exibição). Mas se isso é um marketing falso, adoecedor, o resultado será mentes e corações doentios – jardins poluídos.

Por isso, muitas pessoas pensam que são cristãs fervorosas, mas são mentes doentes; corações vazios ou pior, cheios de pichações. Esquisitices, esquizofrenias, baixa autoestima, senso de valor desfocado do alvo real são os resultados constatados.

Essa geração tem produzido gente que não aguenta frustração e preferem dar fim à própria vida. Mimados, egos massageados não sabem perder, não aceitam a derrota, agridem ou se agridem. Famosos reais ou não, não deixam o pedestal da fama, real ou não.

Da mesma forma, muitos não aceitam a pobreza, e outros não aguentam tanta riqueza sem se tornar escravos dela. Diante desse quadro surge uma sugestão do marqueteiro: Morra! Mate-se!

Muitos estão obedecendo a essa voz maligna. Você talvez já a ouviu alguma vez ou a ouvirá.

Orientação Pastoral Para A Posição Vitoriosa do Cristão

Como lidar com esse inevitável? É uma questão de decisão. Todos nós precisamos decidir qual a nossa posição nesta vida. Nos versos bíblicos acima, o Apóstolo Pedro, que já tinha vivido dentro de seu colegiado apostólico uma disputa pelo pedestal da fama e da autoridade terrenas, orienta pastores anciãos e jovens.

Dentre seus conselhos, está o local certo de todo cristão: humilhados “debaixo da potente mão de Deus”. Quando alguém está debaixo da potente mão de Deus, o marqueteiro não tem vez, mas é resistido com a fé em Cristo (v. 9). Quando alguém está humilhado debaixo da potente mão de Deus nem a cruz é capaz de suborná-lo a ceder aos falsos encantos do mundo. Quando alguém está humilhado debaixo da potente mão de Deus nenhuma tristeza, dor, problemas financeiros, pecados, pode vencê-lo.

Jesus é o exemplo de como devemos ser totalmente submissos a Deus em quaisquer circunstancias.

Mas o que isto tem a ver com louvor e adoração? É que nenhum culto pode ser oferecido sem rendição total a Deus a cada dia, debaixo de Sua potente mão. Feliz ou triste, vitorioso ou fracassado, não importa. Tudo o que realmente importa é estar debaixo da potente mão de Deus. Este é o verdadeiro culto e adoração; nada louva mais a Deus do que corações submissos.

Coloque sua vida na posição certa: submissa, debaixo da potente mão de Deus e seja um verdadeiro vencedor, “para que a seu tempo vos exalte”.

Isto não significa se acomodar às situações desagradáveis, mas buscar libertação sem entrar em desespero, por saber que Jesus é Senhor, especialmente, de sua vida; você vive para Ele, o Rei dos reis e Senhor dos Senhores.