Tempo de leitura: menos de 1 minuto
As Revelações da Visita de Maria A Isabel ocorreram num clima de muita emoção (Lc 1.39-45). O Texto de Lucas 1 é carregado de poesia. Há exclamações, louvores, cânticos. Isto revela o estado de alma (psique) dos personagens, suas crenças e seus valores. Veja as revelações do encontra dessas duas mulheres também especiais.
Revelações dos Nomes dos Personagens
O que os nome dos personagens nos revela?
Zacarias: Jeová se lembrou.
Isabel ou Elisabet: Deus é um pacto.
João: Jeová tem sido gracioso.
Zacarias e Isabel era um casal avançado em idade, e ela era estéril. Este era um problema na vida deles (1.7). Naquele tempo uma mulher não ter filhos era uma vexação, maldição.
Os nomes deles, junto com o nome de João: Jeová tem sido gracioso, formam uma mensagem: Jeová se lembra graciosamente de seu pacto com seu povo.
Maria: Nome grego e latim de Myriam: Rebelião (Dicionário J. D. Davis); “senhora soberana”, “vidente” ou “a pura” – significado incerto.
Zacarias ficou mudo quando não acreditou no anjo que lhe deu a notícia do nascimento de João. Quando depois de 9 meses Zacarias falou, anunciou isto: Jeová tem sido gracioso (1.57-66).
E foi também depois de um longo período de silêncio (cerca de 400 anos entre o Velho e o Novo Testamentos) que Deus voltou a falar com seu povo através de João. E falou de sua graça.
Isabel e Zacarias moravam na Judeia, provavelmente em Jerusalém, onde estava o templo, pois lá exercia seu ministério (1.5-23). Os sacerdotes tinham cidades específicas onde morar que foram distribuídas por Josué (Js 21). Eles eram descendentes de Arão, isto é, família sacerdotal, moravam numa dessas cidades (Lc 1.39).
Esta cena da a impressão que Lucas estava conversando pessoalmente com Isabel ou com Maria entrevistando-as sobre os acontecimentos do nascimento de João e de Jesus, pois foi assim que ele compôs seu Evangelho (Lc 1.1-3). A seguir, João demonstra espírito de profeta ainda no ventre.
Revelações do Bebê Profeta
Como o bebê profeta profetizou?
“A criança lhe estremeceu no ventre” (41). Que criança é essa? É um filho muito especial. Por que ele era especial?
João: Jeová tem sido gracioso. O nome fora escolhido por Deus e anunciado pelo seu anjo (mensageiro – 1.13). O mesmo aconteceu com Jesus do qual João seria o precursor (1.31). O significado disso é que quem nomeia tem autoridade sobre o nomeado. Deus não dividiria a autoridade sobre esses meninos com os pais. Deus teria total autoridade sobre eles.
A seguir veremos porque João era especial.
Revelações De Um Filho Especial
Por que João era especial?
1 – Porque ele era filho de um casal especial, Zacarias e Isabel, um casal piedoso (1.5,6);
2 – Porque ele era fruto de um milagre (1.7);
3 – Porque ele era o maior profeta de todos os tempos (Lc 7.28). Por que?
3.1 – Porque ele todos os outros profetas almejaram ver o Messias (Lc 10.24; Hb 11.39) e não viram. João viu e ouviu;
3.2 – Porque ele Igual a Elias que foi representante dos profetas na Velha Aliança, João é o profeta da Nova Aliança. Simbolicamente, o novo Elias.
3.3 – Porque ele João foi o precursor do Messias (Cristo). O mensageiro que veio adiante do Senhor para lhe preparar o caminho e anunciar ao povo o arrependimento (Lc 3). Um reino poderoso quando queria dominar um país enviava à frente seu mensageiro anunciando que este se rendesse para sobreviver, caso contrário enfrentaria a guerra. João foi este tipo de mensageiro de Cristo, anunciador de arrependimento.