PUÇÁ FRUTA DO CERRADO BRASILEIRO

Tempo de leitura: 2 minutos

Puçá é mais um encanto que conheci no Cerrado de Santa Terezinha de Goiás. Vou apresentá-lo para você. Você precisa conhecer essa maravilha maravilhosa.

Como Conheci o Puçá

Continuando, aqui está um fruto que ainda não consegui experimentar: puçá. Eu o conheci em uma visita a Santa Terezinha-GO. Quem me apresentou o fruto foi o Sr. Diogo. Sr. Diogo me falou tão bem dessa fruta que fiquei com água na boca.

Quanto á forma, Puçá é conhecido como jabuticaba do Cerrado. Isto por causa da semelhança e forma de vida, pois estes também nascem grudados ao trono e galhos. A árvore que produz o puçá é o puçazeiro.

Soma-se a isto as variedades. Algumas produzem frutos pretos (Mouriri pusa Gardner), outras, amarelos (Mouriri Elliptica).

Segundo o Sr Diogo, os frutos são de polpa suculenta e de sabor bem adocicado. Infelizmente, durante minha visita à região não era tempo de frutos maduros (julho 2022). Estes duram cerca de um ano para amadurecer.

Segundo relatos, os frutos amadurecem entre junho e novembro, mas varia conforme a região.

Não era tempo de flores também, mas a floração é exuberante, algo que enche os olhos da gente e invade a alma. Não é à toa que atraem muitíssimas abelhas.

Então, o puçá, assim como muitas outras árvores, contribui para um ecossistema funcional.

Estudos com Puçá

Esta espécie de árvore é da Família Melastomataceae. Como outras frutas do Cerrado, as sementes apresentam dormência. Para quebrar a dormência, estudos constaram o seguinte:

“A germinação foi mais rápida em sementes pré-embebidas em ácido giberélico (em substrato umedecido com água ou com solução de nitrato de potássio 0,2%), pré-embebidas em água por 24 horas, em substrato umedecido com água, e pré-embebidas em água por 48 horas ou escarificadas mecanicamente e colocadas para germinar em substrato umedecido com água. Taxas de germinação mais elevadas ocorreram em sementes pré-embebidas em ácido giberélico a 100 ou 200 mg L-1, em substrato umedecido com solução de nitrato de potássio 0,2%.”

A árvore de Mouriri ocorre no Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil.

Quais os nomes populares? O nome mais popular é puçá. Mas este é também conhecido como croada, do tupi guarani, por causa da coroa no ápice do fruto. Além desses nomes, jabuticaba amarelada do campo, croadinha, coroa de frade, roncador e xiputá (Fonte).

Além disso, o fruto serve muito bem à produção de doces, sucos, sorvetes e geleias. Encontrei na internet inúmeros pratos culinários com essa fruta. Inclusive a flor é comestível e saborosíssima.

Pesquisas: Initins

 

2 Comentários


Comentários encerrados.