Profeta Elias 1 Reis 20

Tempo de leitura: 5 minutos

Profeta Elias 1 Reis 20, continuação de Profetas do Mesmo Espírito de Elias 1 Rs 20.28 se revelam em tempos de crises.

Profeta Elias 1 Reis 20 – Rei sem honra (20.1-6).

Profetas do Mesmo Espírito de Elias é continuação do estudo do profeta de Iavé que profetizou no tempo de Acabe, o rei banana, e sua mulher Jezabel, que de fato era quem governava.

Elias venceu o desafio contra os profetas de Baal e os matou. Por isso Jezabel ameaçou matá-lo. Ele fugiu e na fuga foi conduzido por Deus até o Monte Horebe, onde o Senhor falou com ele e o reanimou a prosseguir (veja aqui).

Agora, o problema é Bem-Hadade, rei da Síria. Ele tinha personalidade forte, e era cônscio de sua autoridade militar (2,3); ou apostou, e acertou, que Acabe era um “banana” fantasiado de rei.

Bem-Hadade mandou dizer que o ouro, as mulheres mais fortes e os filhos de Acabe pertenceriam a ele. Acabe disse, noutras palavras: “Sim, senhor”. Diante da fraqueza deste, Ben-Hadade mandou dizer que queria muito mais, “tudo que te for aprazível” (6).

Como um homem igual a Acabe poderia reinar sobre um país? Trata-se de uma pessoa sem honra, sem dignidade de homem, muito menos de rei. Parece que ele só peitava com Deus e com os profetas de Deus. Que pena! Como será o fim desse homem?

A resposta de Acabe não foi aquela que precisava ser dada, com a força moral quando o adversário e seus agentes tentam nos pressionar a atitudes desonrosas, imorais e infiéis a Deus.

Uma pessoa honrada e digna se posiciona com firmeza e com liberdade padrão normativo de conduta. Não se prostra diante de ditadores e líderes perversos. O povo de Deus precisa ter honra e decência, coragem baseada nos princípios bíblicos e ser fiel a Deus. Caso contrário, os inimigos o farão, como diz o ditado popular: “Gato e sapato”.

Profeta Elias 1 Reis 20.7-12

Diante da ameaça de Bem-Hadade, Acabe pareceu ressuscitar um fio de dignidade. Tomou conselho com os anciãos (conselheiros) e se negou ceder (7-9). O rei da Síria ficou furioso e jurou pelos deuses destruir Samaria, a capital de Israel. Acabe respondeu algo semelhante a: “Não cante vitórias antes da batalha”. Então Bem-Hadade ordenou seu exército a se preparar para a guerra.

Olha o homem! Parece que sobrou um fio de dignidade nele. Resolveu enfrentar o adversário. Respondeu com segurança! É assim que se fala. Será que é da autoria dele ou plagio? Não importa. A resposta foi boa.

Devemos enfrentar o mal que vem contra nós. Porém nossa guerra não é contra carne e sangue, mas contra principados e potestades (Ef 6.12). Nossa guerra é antes de tudo, espiritual.

Profeta Elias 1 Reis 20. 13-15

A escola de profetas de Elias parece que estava dando certo. Ele que pensava estar só, agora viu outros atuando com segurança. Este homem é o porta-vos de Deus, sua palavra é “Assim diz o Senhor” (13). Deus disse que lhe entregaria o exército sírio pelos “moços dos chefes da província”. Acabe perguntou: “Quem começará a peleja? Respondeu o profeta: Tu” (14). Reuniu os chefes da província com seus moços, eram duzentos e trinta e dois chefes, seguidos de sete mil todos os filhos de Israel e saíram ao meio-dia para a batalha (15,16).

Essa batalha seria vencida por Israel, pois eles estavam agindo certo dessa vez. Estavam enfrentando os inimigos com coragem e estavam ouvindo o profeta. Não importa o tamanho do exército sírio. Deus daria a vitória (13). Quando Deus entra na guerra pelo seu povo, não há derrotas. Mesmo um povo rebelde pode contar com a ajuda de Deus, quando obedece a seus profetas.

Elias que pensava estar só, por um momento vai sumir de cena. Outros vão transmitir ao rei a palavra de Iavé. Umas férias para Elias.

 Profeta Elias 1 Reis 2016-21.

Bem-Hadade estava bebendo e se embriagando nas tendas, com os reis, os trinta e dois reis que o ajudavam” (16). Os espiões de Bem-Hadade lhe informaram que saíram uns homens de Samaria. Eram os chefes da província com seus moços (17). Confiante, Ben-Hadade disse que queria que fossem capturados vivos (18). Mas atrás dos moços saiu o exército de sete mil (19), que perseguiu e feriu os sírios. Ben-Hadade escapou. “O rei de Israel destruiu os cavalos e os carros, e feriu os sírios com grande estrago” (21).

Olha só de quem Acabe tinha medo: um ébrio, um homem que se embriagava em pleno dia (meio-dia). Claro que este seria derrotado, pois bebida forte é para os fracos e não é bom para um rei de verdade (Pv 31.4). Acho que o rei da Síria não teve uma mãe sábia igual a do rei Lemuel. O trabalho de seu espião foi excelente, mas seu rei não soube aproveitar a informação que lhe dera porque estava bêbado.

São muitos os que ouvem as boas notícias e que precisam se preparar para prestar contas a Deus, mas preferem passar a vida se embriagando.

Acabe teve o gostinho de uma vitória, porque desta vez ele estava obedecendo ao profeta de Iavé.

O crente vitorioso é sóbrio e obediente à Palavra de Deus (Gl 5.19-21).