POUTERIA TORTA: FRUTA GUAPÉVA OU ABIU PILOSO

Tempo de leitura: 3 minutos

POUTERIA TORTA: FRUTA GUAPÉVA OU ABIU PILOSO aspectos e usos em geral.

A Pouteria torta é da Família Sapotaceae. Ela pode variar quanto ao porte, pode ser arbusto ou árvore, podendo alcançar até 35 metros de altura e 1 metro de Diâmetro à Altura do Peito.

É uma árvore que perde parte das folhas na estação seca, período que, no Distrito Federal, costuma durar de maio a outubro.

O tronco é de formato cilíndrico e reto, acanalado, com base reforçada com conjunto de raízes achatadas, e como características das plantas do Cerrado, estas são profundas.

Os frutos, tais como as flores, nascem dos galhos sem pedúnculos, tipo jabuticaba. Estes são amarelos esverdeados, peludinhos e quando maduro ficam com amarelo vivo. Por dentro tem uma polpa gelatinosa com um pouquinho de látex, e a polpa é de sabor incrivelmente doce.

Mudas e Sementes de Guapeva

As sementes de Guapeva devem ser retiradas quando os frutos estiverem bem amarelinhos ou começarem a cair espontaneamente.

Colete os frutos e os lave em água corrente. É bom utilizar uma peneira para ajudar a extrair a polpa. Geralmente produz de 1 a 4 sementes por fruto.

O bom da Pouteria torta é que não exige tratamento pré germinativo como maioria das sementes nativas do Cerrado. Se você armazená-las em embalagem fechada por alguns dias ela começa a germinar.

Entretanto, as sementes têm vida curta e não suportam armazenamento muito longo, e nem devem ser secadas ao sol; devem ser plantadas logo depois da despolpa.

As mudas podem ser produzidas através de semeadura em embalagens individuais com substrato de terra vermelha (50%), matéria orgânica (30%) e areia (20%). As embalagens podem ser de saco de polietileno ou tubetes de polipropileno. As sementes emergem entre 25 e 50 dias após semeadura, e em cerca de 7 meses estarão prontas para plantio.

A Pouteria torta é uma árvore resistente ao fogo, como muitas espécies do Cerrado. Por isso, sua resistência a climas de baixas temperaturas é limitada.

Esta espécie figura na lista de plantas ameaçadas de extinção do estado do Paraná, como também, pelos avanços de outras culturas agronegócios no Cerrado. Por isso, devemos implementar ações para sua preservação.

Utilidade da Guapeva Fruta

As flores da guapeva são melíferas (RAMOS et al., 1991), proporcionando abundante néctar(BARROS, 1960).

Além do uso melífero, os frutos são comestíveis preferencialmente ao natural e bastante deliciosos. Por isso, são altamente recomendáveis para pomares caseiros em chácaras e sítios.

A Pouteria torta é indicada também para restauração de áreas degradadas e reflorestamento. Seus frutos são apreciados pelo peixe pacu (Colossoma mitrei).

A madeira também tem boa utilidade na construção civil em geral, em obras de acabamento, como também em obras externas de cercas e varandas.

Quanto à composição, estudos apontam que a guapeva A guapeva é uma fruta rica em vitaminas, antioxidantes e ácidos graxos ômega 9, ômega 6 e ômega 3.

Na culinária, a polpa da fruta pode servir para recheio de bolos, para sorvetes e picolés, dentre outros que um gastrônomo poder criar.

Veja as imagens de Guapeva em Vídeo no Meu Canal no YouTube. Clique Aqui.

Referências;

EMBRAPA

COLECIONANDO FRUTAS

Por favor, deixe seu comentário.