Marmelada-do-cerrado, Alibertia edulis do Cerrado

Tempo de leitura: 1 minuto

Hoje Tem Marmelada? Tem Sim, Senhor!” Sucesso Vital apresenta mais uma fruta do Cerrado do Distrito Federal, Brasil: A Marmelada-do-cerrado. Conheça sua classificação científica, características e usos de Marmelada-do-cerrado.

Nomes da Marmelada-do-cerrado

O nome científico é Alibertia edulis, da família Rubiaceae.

Nomes populares: Marmelada-do-cerrado; Marmelo-de-bola; marmelada-preta; marmelada-de-bezerro; goiabada preta. O nome indígena é Puruí, do tupi-guarani, que significa, “Fruta acre-doce”. O nome “marmelada-preta” talvez seja porque quando maduro o fruto fica roxo.

Hábito: Arbusto.

Fitofisionomia ou Habitat: Mata de Galeria, Cerradão, Cerrado (stricto sensu), Vereda, Savanas amazônicas.

Distribuição: Pará, Amazonas, Tocantins, Acre, Maranhão, Piauí, Bahia, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo.

Local da foto: Distrito Federal.

Foto: @prodivanvelasco.

A árvore encontrada tem cerca de 5 metros de altura, tronco ereto, copa estreita. Apresenta ser de crescimento rápido.

Marmelada-do-cerrado
Marmelada-do-cerrado

Uso de Marmelada-do-cerrado

Esta fruta é de sabor bem agradável. Ela pode ser consumida in natura. Serve para produção de gelatina, geleias, sucos e sorvetes. Para o brasileiro que gosta de criar receitas com frutas naturais esta é uma boa dica.

As folhas são usadas na medicina popular para combater a hipertensão arterial, hiperglicemia e como antioxidante, diurético e no controle da pressão arterial.

Risco de Extinção da Marmelada-do-cerrado.

O Bioma Cerrado está em extinção, segundo estudos e conforme nós, moradores da região podemos constatar. As causas para a extinção são o avança das lavouras, da pecuária, da especulação e dos empreendimentos imobiliários.

Soma-se a isso dois outros fatores: a falta de educação ambiental do povo brasileiro e o descaso das autoridades governamentais.

A área do Cerrado que acompanho frequentemente tem servido a depósito de lixo, sofre com as queimadas. Além disso, já há uma área demarcada, provavelmente para o avanço imobiliário. Muitos cajuzinhos do cerrado, marmelada-do-cerrado, canela-de-ema, enfim, uma riqueza natural desaparecerá se isso acontecer.

Lamentável!

Referências:

Guia de Campo

Colecionando Frutos

Dourados Agora