Pequi

Pequi, Conheça O Fruto do Pequizeiro

Sucesso Vital apresenta o Pequi. Trata-se de um fruto abundante no Bioma Cerrado e Cerradão, encontrado nos Estados do Paraná, Tocantins, Mato Grosso, Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo e no Pará. Este da foto é da chácara de meu pai em Luziânia-GO.

O Pequi é o fruto do pequizeiro, também escrito, pronunciado e conhecido como: “piqui”, “piquiá”, “pequiá”, piquiá-bravo, amêndoa-de-espinho, grão-de-cavalo, pequiá-pedra, pequerim e suari.

Em, geral, as frutas nativas brasileiras têm muitos nomes, que variam de acordo com a região.

Pequi
Pequi, Conheça O Fruto do Pequizeiro

Características do Pequi

O fruto do pequizeiro tem uma polpa cujo caroço (semente) coberto com uma polpa amarelada. Come-se, com muito cuidado, somente a polpa que cobre o caroço, pois este internamente tem muitos espinhos bem fininhos.

 

Pequi
Pequi Congelado

Usos do Pequi

Os frutos podem ser cozidos com arroz e/ou com frango, prato preferido dos goianos. Quem quiser conquistar um goiano, convide-o para comer uma galinhada com pequi.

Do fruto do pequizeiro também se extrai um óleo que é chamado de “azeite de pequi”, e de onde, também, extrai-se licores e biodiesel. Veja no link acima os dados de manuseio das sementes para o plantio.

Além do uso culinário, o piqui, segundo alguns defendem, oferece benefícios para a saúde, tais como, problemas do coração, fonte de potássio, anti-inflamatórios, fonte de Vitamina A, combate à asma, e outros.

Isso não é novidade, pois todos os frutos oferecem algum tipo de benefício para saúde. Os frutos do cerrado não ficariam de fora desses fornecedores de vida. O que se tem constatado é que muitos deles oferecem benefícios acima de outros frutos comerciais mais usados. Isto é significante por se tratar de frutos nativos, que não receberam nenhum tipo de agrotóxico, nem interferência de manuseio humano.

Veja no vídeo abaixo uma receita típica com pequi que deixe seus admiradores com água na boca.

Fonte: EMBRAPA

Guia de Campo

@prodivanvelasco

Odivan Velasco dos Santos, casado, Bacharel em Teologia, Eletrotécnico.

Por favor, deixe seu comentário.