Queimadas Castigam O Cerrado e A Saúde da População

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Todos os anos do meio ao final do inverno (agosto e começo de setembro) as Queimadas Castigam o Queimadas Castigam O Cerrado e A Saúde da População.

E não há perspectiva de melhoras nos próximos dias. O Correio Brasiliense noticiou hoje (23/09/2019) que a temperatura máxima chega aos 27ºC.

A previsão do Inmet, Instituto Nacional de Meteorologia, prevê que a umidade do ar fique entre 60% e 20% no final de semana, com temperatura aumentando para a casa dos 30º. O dia mais seco foi 20/08 com umidade de 18%. Hoje (23/08) a umidade será de 25%.

Resultado: As Queimadas Castigam O Cerrado.

A seca, a baixa umidade e a falta de educação ambiental da população fazem aumentar as queimadas, que além de levar sofrimento à fauna e à flora do cerrado, pioram as condições do ar provocando problemas de saúde.

As instruções do Corpo de Bombeiros, que nem seria preciso se o povo tivesse consciência, são chamar um “órgão de limpeza para fazer a remoção de entulhos”, e não jogar “cigarros pela janela (dos carros) nas vias”, pois pode provocar incêndios de grandes prejuízos ao meio ambiente.

Queimadas Castigam O Cerrado: Algumas Dicas de Nutrição.

Quanto aos cuidados com a saúde, nutricionistas aconselham a hidratar bem o corpo, tomar muita água e sucos, comer alimentos vegetais e frutas e a evitar alimentos gordurosos.

Esportes e Outras Orientações

Neste período deve-se evitar fazer exercícios físicos prolongados, especialmente no período da tarde, quando o clima fica mais seco, e levar sempre uma garrafinha de água.

Evitar aglomerações de pessoas em lugar fechado. Evitar aparelho de ar condicionado, pois eles retiram a umidade do ar e ainda, se não conservados, podem disseminar organismos nocivos à saúde.

Ainda se aconselha a velha dica de colocar uma toalha molhada no quarto à noite ou usar um umidificador. A água da toalha se evapora e umedece o ar, melhorando a respiração.

Cuidados Com A pele

Por falar em respiração, este é um das consequências desse período, quando aumenta os problemas respiratórios. É comum os hospitais receberem mais pessoas com este problema, principalmente crianças e idosos.

Além disso, os problemas dermatológicos são mais frequentes. Na seca, aparecem vermelhidão, descamação, coceira, tais como, dermatite atópica, psoríase e xerose. Veja as orientações do Dr. Drauzio Varella.

Cuide-se! Cuide da fauna e da flora. Eles melhoram as condições de nosso ar e de nosso oxigênio.