Tempo de leitura: 2 minutos
Maracujá do Mato encontrado do Parque Burle Marx de Brasília. Vejam que espécie simples, porém com muitos benefícios. Um verdadeiro Sucesso Vital.
Maracujá do Mato, Informações
Nome Científico: Passiflora Cincinnata;
Família: Pacifloraceae;
Nomes Populares: Maracujá do cerrado, maracujá do mato, maracujá-bravo, maracujá da Caatinga.
Identificado comercialmente como BRS Pérola Cerrado.
Maracujá Nativo Na Agricultura Familiar
Maracujá Nativo do Brasil. É um tipo de maracujá silvestre. Uma boa opção para agricultura familiar e para o pequeno produtor rural.
Há cultivo dessa espécie em Planaltina, Distrito Federal.
A espécie é adaptada a clima seco e a solos pobres. Assim, vem sendo fonte de renda para famílias que vivem na região da Caatinga e do Cerrado.
Soma-se a isso, que, segundo relatos, trata-se de uma espécie resistente a pragas.
Sustentabilidade Com Cultivo de Frutos Nativos
A inclusão dessa espécie nativa, dentre outras, têm enlevado a cultura, a economia e a educação dos povos da Caatinga e do Cerrado. Produz sustentabilidade e freia o processo migratório pela manutenção da identidade povos com suas localidades.
Por ganhar o cultivo para gerar renda, o extrativismo se torna inviável. A flora agradece, pois mantém suas espécies e serve como fonte de alimento para pássaros e outros animais.
Também podemos considerar que o mercado ganha mais um produto nativo. Igual ao umbu, o pequi, a mangaba, o araticum, etc., o maracujá nativo soma-se a rol das frutas regionais do país.
Além disso, produz a inclusão de povos das referidas regiões no agronegócio, com produtos com os quais eles têm identidade.
Maracujá do Mato, Identificação, Usos e outras informações
Comercialmente, Passiflora cincinnata tem sido identificada como BRS Pérola do Cerrado (BRS PC). Ele pode ser consumido in natura ou em sucos, doces, geleias e sorvetes.
A casca de Passiflora cincinnata é esverdeada e de polpa amarelo suave. Experimentei-o. O sabor é igual ao do maracujá comum que encontramos no mercado. Porém, com sabor mais doce e puxado na acidez.
Este tipo de maracujá também tem um perfume muito forte. Atrai abelhas e besouros, dentre outros polinizadores.
Conforme informações, essa espécie é rica fonte de potássio, ferro, fósforo, cálcio e vitaminas A, C e do complexo B.
Mais Imagens no You Tube
Atualizando aqui para mostrar a floração desse maracujá, uma das mais lindas. As imagens foram feitas em dezembro de 2020, no Parque Burle Max de Brasília.
Conheça outra espécie de maracujá nativo do Cerrado
Referências: