Tempo de leitura: 2 minutos
Descubra O Maracujá Doce Mel do Cerrado, resistente a pragas e que fortalece a maracujá azedo.
Um encanto a descoberta do Fruto Maracujá Doce Mel do Cerrado. Sempre andei nas matas, especialmente a Mata Atlântica do Rio de Janeiro, onde encontrava muitos frutos, inclusive, maracujá. Mas nunca tinha encontrado um maracujá tão doce quanto o natural do cerrado. E que belo fruto!

Fruto Maracujá Doce Mel do Cerrado: Classificação.
Este maracujá é da Família Passifloraceae. Seu nome científico é Passiflora nítida Kunth.
O fruto é conhecido popularmente como maracujá-de-cheiro, por possuir odor forte, porém, agradável. Por isso é usado também na indústria de perfumaria e cosméticos.
Outros nomes populares: maça-do-sino e maracujá-suspiro.
Características
O Fruto desta espécie de Maracujá é de cor alaranjada quando maduro, de polpa suculenta e acinzentada.
Segundo estudos, tem ampla ocorrência em todo o Brasil. Eu, porém, só encontrei deste tipo no cerrado do Distrito Federal.

Valores de Maracujá Mel
Trata-se de um fruto com potencial valor comercial e de fácil cultivo. É um fruto resistente a pragas. Por isso, é indicado também para melhoramentos de outras espécies.
O Fruto do Maracujá Doce Mel do Cerrado é diferente das laranjas. Eu diria que os outros maracujás azedos são como a laranja-pera. A laranja-pera também é azeda. Porém a laranja-lima é totalmente doce. Pois bem, o maracujá-suspiro é doce como laranja-lima.
Por ser um belo fruto e nativo, maracujá suspiro tem grande valor comercial. Ele ajuda na economia de povos que o buscam nas matas do cerrado e vendem à beira das estradas.
Eu venho fazendo mudas deste maracujá. As sementes germinam em torno de 30 dias. A planta se desenvolve bem a pleno sol.
O Fruto de Maracujá Doce Mel ou Passiflora nítida é Sucesso Vital no Cerrado. Além de fonte de renda para muitas famílias (boa sugestão para agricultura familiar) serve para alimentação de pássaros.
Assista ao Vídeo sobre Passiflora nitida no meu canal no Youtube. Clique Aqui.
Leia também: