Tempo de leitura: 2 minutos
FLOR DO CERRADO IPOMOEA QUAMOCLIT reúne simplicidade, beleza e delicadeza. Mas é uma flor silvestre muito forte, capaz de viver num ambiente difícil como o Cerrado.
FLOR DO CERRADO IPOMOEA QUAMOCLIT, Que Planta É Essa?
Esta é a FLOR DO CERRADO IPOMOEA QUAMOCLIT que reúne simplicidade, beleza e delicadeza. Porém é uma flor silvestre muito forte, capaz de viver num ambiente difícil como o Cerrado.
Entretanto, esta não é a única. Há muitas outras iguais a ela, como por exemplo, a batata de vaqueiro. Todas fazem do Cerrado um jardim aberto, com uma beleza encantadoramente rara.
Que planta é essa? Então, esta planta é a Ipomoea quamoclit, da Família Convolvulaceae.
Mas, ela tem vários nomes populares. Anote aí: trepadeira-esqueleto, ipomoea-estrela (por causa de seu formato), ipomeia-esqueleto, esqueletinho-de-jardim, campainha, cardeal, cipó-esqueleto, boa-tarde, corriola, corda-de-viola, flor-de-cardeal, prímula, primavera-grande, glória estelar, cipreste ipomoea, trepadeira cardeal e videira cardeal.
Além da cor vermelha, tem também a cor branca. Mais rara aqui no Cerrado do Distrito Federal.
VIABILIDADES DE ESQUELETO DE JARDIM
Uma das viabilidades desta planta é que ela cresce rápido, e pode atingir 6 metros. É uma trepadeira com folhas tipo palmeira e folíolos finos e longos.
Entretanto, segundo especialistas em plantas, a Ipomoea Quamoclit é uma planta anual. Isto é, ela dura pouco.
Mas, atente que, a Ipomoea Quamoclit se propaga somente por meio de sementes. Embora ela produza um número grande de sementes, estudos apontam que maioria dessas são dormentes. Porém, uma pequena parte germina rápido, algo entre 15 e 45 dias.
Além disso, esta planta é típica do verão, acostumada a pleno sol, e terrenos bem drenados.
Outra viabilidade desta planta é que sua singeleza e rusticidade a torna peça de arte em projetos paisagísticos, servindo a vários arranjos ornamentais em estrados, cercas, varais, colunas e arcos.
Ipomoea Quamoclit é considerada uma planta daninha, mas sua beleza e viabilidade para jardinagem a torna especial.
USO MEDICINAL
Mas você pensa que a Ipomoea Quamclit tem só esses predicados? Não. Ela tem também, uso medicinal. Segundo a medicina popular ela é analgésica contra dor de cabeça, provocante de espirros, contra reumatismo, laxativa, antiofídica, anti-espasmódica, depurativa do sangue e calmante.
Por isso, ela é usada no combate a cefaleias, pneumonia, gota, tosse espasmódica, pedra nos rins, inchaço, contusão, bronquite e tuberculose.
Quais partes são utilizadas? Raízes, folhas e sementes.
Veja também Mimosa Lanuginosa
Referências: