Flor do Cerrado Diplusodon Lanceolatus

Tempo de leitura: 2 minutos

Flor do Cerrado Diplusodon é um gênero botânico com várias espécies florísticas com lindas flores. Apresento aqui uma dessas espécies. Vem comigo.

Espécie de Flor do Cerrado Diplusodon

Antes, esclareço duas coisas:

Primeiro, meu objetivo é compartilhar as imagens por achar as plantas lindas, e mostrar o que encontro no Bioma Cerrado. Comecei a fazer estas publicações porque elas me fazem bem, e por atender aos apelos das pessoas que se interessam em conhecer as espécies nativas do Cerrado.

Segundo. Entretanto, não sou especialista em plantas. As informações aqui são obtidas a partir de experiência vivencial, fontes de publicações na internet ou livros, e pesquisa entre outras pessoas e publicações de fotos, inclusive, de especialistas em botânica.

Por isso, pode haver alguma inconsistência nas informações. Caso note-as, deixe um comentário esclarecendo-as, por favor.

Notas de Identificação

Então, vamos às informações de identificação. O Nome Científico Diplusodon Lanceolatus Pohl. A Família Lythraceae, com cerca de 31 gêneros, e 600 espécies.

Trata-se de uma planta nativa do Brasil. Encontrei-a no Parque Burle Marx de Brasília, na Asa Norte, Setor Noroeste.

Observei, ainda, que o porte da planta é subarbusto. Não encontrei nenhum com mais de 60 cm de altura.

Além disso, acrescento que, Diplusodon lanceolatus consta de uma pesquisa cujo objetivo foi levantar espécies de plantas do Planalto de Diamantina, Gouveia, Minas Gerais. Segundo a mesma pesquisa, esta planta não corre risco de extinção.

Entretanto, observo e leio relatos de que o Bioma Cerrado está diminuindo aceleradamente. Então, é óbvio que toda a flora e fauna do Cerrado vão se acabando juntamente com ele.

Portanto, não há muito o que esperar de vida para as plantas nativas. O homem há muito vem arrancando plantas e plantando prédios, e plantando lavouras regadas com agrotóxicos e pesticidas.

Por fim, isto é o que chamam de progresso e sucesso econômico. Um sucesso que sobe a balança comercial gerando morte com gosto de vida.

Links das Referências

SCIELO

MGBIOTA