Tempo de leitura: 2 minutos
Flor Canela-de-ema é o destaque de Sucesso Vital desse verão no cerrado. Veja a descrição, Família Botânica, Nome Científico e outras características.
Como sempre dizemos, esta região do Cerrado é um sucesso o ano todo. É mais abundante em flores no inverno, entre junho e setembro. Mais abundante em frutos entre setembro e novembro. Porém, nunca deixa de florescer e frutificar. A cada dia uma surpresa nos aguarda.
Descrição Técnica de Canela-de-ema
No mês de janeiro encontrei várias flores, entre elas, essa popularmente conhecida como Canela-de-ema. A descrição a seguir é de Wikpédia:
“A canela-de-ema (Vellozia squamata) é um arbusto da família Velloziaceae. Trata-se de uma planta hermafrodita comum no cerrado dos estados brasileiros de Bahia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo. Ela possui crescimento lento, cerca de 4 centímetros ao ano. É uma espécie em extinção em vários locais do Brasil”.
Notamos na última frase: “espécie em extinção”. No cerrado essa extinção deve ser acelerada, pois as queimadas anuais, o descaso do governo e a falta de educação de nosso povo cooperam para destruição.
A próxima descrição é o PDF Guia de Campo do Ministério do Meio Ambiente:
“Vellozia squamata (Sin: Vellozia flavicans),Vello ziaceae – Canela-de-ema – Hábito: Subarbusto ou arbusto; Fitofisionomia ou Habitat: Cerrado (stricto sensu), campo sujo, campo rupestre (lato
sensu); Distribuição: BA, MT, GO, DF, MG; Local da foto”: Ceilândia /Taguatinga – DF.
Autor de Canela-de-ema
Essa imponente flor é obra do Criador. Ela está no jardim contaminado pelo pecado. O homem deixou um intruso penetrar no jardim e contaminá-lo. Agora tudo está se corrompendo, doente, morrendo…
Ela e alguns de nós, aguardamos o novo jardim, para o novo homem. Jardim criado por Cristo Jesus, “eis que tudo se faz novo” (2 Co 5.17).. Ah, como anseio esse dia! Dia de restauração.
“O néscio dirá: Não há Deus” (Sl 14.1); não há Criador. Que absurdo! Como alguém pode dizer que tanta beleza cuidadosamente desenhada, com simetria e combinação de cores é obra do acaso?