A Flor de Girassol Mexicano, Margaridão

Tempo de leitura: 1 minuto

A flor de Girassol Mexicano é uma das mais lindas encontradas em vários Estados brasileiros e noutros países. Felizmente, ela pode ser encontrada também no cerrado.

Ficha da Flor de Girassol Mexicano

Nome: Tithonia rotundifolia; nomes populares: Girassol-Mexicano, Margaridão, Margarida-mexicana.

Família: Asteraceae

Categoria: Trepadeiras

Clima: Continental, Equatorial, Mediterrâneo, Oceânico, Subtropical, Temperado, Tropical

Origem: América do Norte, México

Altura: 1.2 a 1.8 metros

Luminosidade: Sol Pleno

Ciclo de Vida: Anual

De tonalidade amarela forte, a planta gosta de muito sol, pelo menos 4 horas diárias.

A Flor de Girassol, Sua Floração

A Flor de Girassol Mexicano é de ciclo anual e floresce entre maio e julho no cerrado.

Plantio

A Flor de Girassol Mexicano pode ser cultivada em vaso. Porém, no vaso ou no solo, o terreno deve ser bem adubado e regado. Pode ser feita uma poda após a queda das flores.

Uso Medicinal

Segundo a medicina popular, A Flor de Girassol Mexicano é usada para curar dependência química. Suas folhas são usadas com anti-inflamatório, antimalária, distúrbios hepáticos e gástricos, entorses, fraturas, hematomas e no tratamento do diabetes, e outros.

Modo de Preparo

O Chá de Girassol Mexicano. Modo de Preparo: Colocar uma folha em infusão em água fervente por 10 minutos e tomar sem açúcar após as refeições.

Independente de usos medicinais, trata-se de mais uma das belas flores encontradas no Bioma Cerrado brasileiro, embora seja considerada uma planta invasora.

O fim do outono e início de inverno é a temporada plena do Girassol Mexicano no Cerrado. Vale a pena sair e fotografar essas lindas flores. Não é preciso ir muito longe. O Girassol Mexicano pode ser encontrado em beiras de rodovias, ou no Cerrado: Campo Limpo, Campo Sujo, Cerrado Sentido Restrito, Campo e Cerrado Rupestre.

Em nossa região, a planta é abundante e aumenta a cada ano, mesmo sofrendo com as queimadas anuais. Uma linda flor que vale a pena cultivar.

Assista ao Vídeo: