Canela-de-ema

Canela-de-ema, Belezas do Distrito Federal

Canela-de-ema é uma das encantadoras maravilhas natural do Cerrado de Ceilândia, no Distrito Federal.

Informações Sobre Canela-de-ema

Uma das publicações sobre vegetação do cerrado mais usadas para minhas pesquisas é Guia de Campo em PDF, de onde extraí a classificação a seguir:

“Vellozia squamata (Sin: Vellozia flavicans),Vello ziaceae – Canela-de-ema – Hábito: Subarbusto ou arbusto; Fitofisionomia ou Habitat: Cerrado (stricto sensu), campo sujo, campo rupestre (lato sensu); Distribuição: BA, MT, GO, DF, MG”.

Local da foto: Ceilândia – DF – Imagens: @prodivanvelasco.

Além da fonte citada acima, conto também com publicações da EMBRAPA Cerrados e Plantas de Thomé – Guia Fotográfico. Outro belíssimo trabalho em PDF.

A região onde costumo produzir as imagens, em Ceilândia-DF, é abundante em espécies nativas do cerrado em frutos, flores, animais… Nunca fui ao local sem ter nada interessante a fotografar ou filmar.

A Canela-de-ema, nome popular da Vellozia squamata é família Velloziaceae, uma planta hermafrodita comum no cerrado brasileiro. “Ela possui crescimento lento, cerca de 4 centímetros ao ano. É uma espécie em extinção em vários locais do Brasil” (Fonte Wikpédia).

Estas imagens foram feitas ao cair do sol no horário de verão. E por falar nele, encontrei uma utilidade, para este horário. Depois de um dia cansativo de trabalho, ainda sobra um resto de dia ensolarado para contemplar.

Canela-de-ema, Imagem Rara

Esta raridade, Vellozia squamata ou Canela-de-ema, chamou-me a atenção de longe. Não resisti ao desejo de registrar sua beleza.Talvez em pouco tempo as imagens sejam tudo o que nos reste dessa maravilha. Especulação imobiliária, degradação da natureza, desgoverno… nosso país está entregue às traças. Há pouca esperança da natureza se salvar.

Compartilho aqui, com quem goste de belezas naturais, minhas melhores imagens, afim de que elas produzam alegrias e emoções boas. Imagens desagradáveis de violências, crimes, dores, corrupção … bem, esqueçamos disso. Contemplemos essa beleza.

 

@prodivanvelasco

Odivan Velasco dos Santos, casado, Bacharel em Teologia, Eletrotécnico.

Por favor, deixe seu comentário.