Tempo de leitura: menos de 1 minuto
Enoque (Gn 5.21-24) faz parte da geração bíblica de Sete, descendente de Adão, segundo Eva, dado por Deus em lugar de Abel, morto por Caim.
Caim e sua linhagem fica esquecido com o nascimento de Sete. A geração de Adão segue a linhagem de Sete. Parece que Caim não fora rejeitado só por Deus (Gên. 4.4), mas também por seus pais.
De Sete nasceu Enos, que marca o começo do culto a Deus ou uma espécie de avivamento ou ainda, o culto de forma pública.
De todos os descendentes de Adão, inclusive Sete, Enos e sua linhagem, a nota é: “Nasceu, viveu, gerou e morreu”. Porém a nota sobre Enoque é “viveu, gerou e foi tomado por Deus” Enoque não morreu como todos os outros. Deus o tomou para Si.
Daí, temos três Notas Importantes Sobre Enoque.
1 – Deus é Senhor da vida.
Só Deus pode dar vida e impedir que o homem morra em qualquer sentido: física, espiritual, social…
Por “Senhor”, entenda-se “Dono”. Deus é Dono de tudo por direito de criação. Ele é o Criador, Legislador e Juiz de tudo e de todos.
Portanto, só Deus pode decidir quem vai viver e quem vai morrer.
2 – Todos os homens são descendência de um pecador e, como o salário do pecado é a morte (Rm 6.23), todos morreram (Rm 3.23).
Por isso a nota repetitiva: “e morreu”. Porém, Enoque provou que homens, mesmo sendo descendência de pecadores podem andar com Deus e agradar a Deus (5.21-24).
Enoque se destacou de uma geração má (6.1) como alguém que buscou a Deus e andou com Deus.
3 – Deus não tem obrigação de salvar a nenhum pecador, mas decidiu salvar a pecadores humildes, pessoas do tipo de Enoque, que têm um coração quebrantado e contrito perante Ele.
Desse tipo, Deus aceitou a Abel, enquanto rejeitou ao soberbo Caim. Deus aceitou a Sete, Enos e a Enoque e aceitaria Noé (6.8-10). E por toda a Bíblia será assim: “Deus resiste aos soberbos e dá graça aos humildes” (Tg 4.10).
Mesmo antes da fundação do mundo Deus decidiu: “O homem será criado livre e decidirá pecar vivendo o bem e o mal. Alguns serão inclinados para o mal e serão soberbos resistindo o meu chamado; outros serão humildes. Os pecadores humildes serão salvos” (Mt 5.3).
Estes são os pecadores do tipo Enoque. Enoque ofereceu um exemplo, um modelo para a geração dele e para nós hoje.
Enoque deixou-nos a marca de um homem que “anda com Deus”. Andar com Deus significa obediência em tudo. Noé também seria assim (Gên. 6.8-10) e, mais tarde, Abraão (Gên. 17.1) e Elias (2 Rs 2.11). Por isso não provaram a morte (Hb 11.5).
Quem anda com Deus “ainda que esteja morto, viverá” (Jo 11.25).
Devido a fama de Enoque, surgiu o mais famoso livro apócrifo do Velho Testamento, sobre o qual não discutiremos aqui. Caso tenha interesse no assunto recomendo este link: